Seguidores

sábado, 30 de outubro de 2010

UMA REPOSTA... É AMANHÃ

De antemão peço desculpas ao meu querido Poeta Ademir Braz... Não é plágio... Foi apenas uma inspiração. Mas é verdade que vou votar na DILMA.
Artigo ao contrário do que foi publicado em QUARADOURO e serve como uma resposta ao mesmo.



É AMANHÃ

Desculpem meus amigos e também meus inimigos, mas vou votar no DILMA.
Desejo pelo menos continuar sonhando com um Brasil melhor!
Estou adorando ir ao supermercado e encontrá-lo repleto de gente. O bem da verdade é que os alimentos estão mais barato. O salário dos pobres, aumentou gradativamente e agora qualquer um pode comprar um quilo de carne, comprar queijo, presunto e fazer um bom hambúrguer, tomar iogurte nas tardes de verão e muito mais.
Passeio pelos bares e restaurantes da cidade e vejo todos lotados nos fins de semana. Se são felizes? – Não sei. Mas pelos menos estão alegres comemorando.
Os aeroportos, no tempo do PSDB era coisa para rico. Pouca gente pra voar. Agora sim, um mundaréu de gente viajando, quase não tem avião que chega. A classe média viajando pro exterior, deslumbrada com a viagem, com o avião, com as aeromoças, com as barrinhas de doce, com as proibições do uso do celular. Noutros tempos não. Tudo isso era só sonho. Para os ricos só restaram saudades daquele tempo em que somente eles poderiam voar. Agora nós os verdadeiros brasileiros também podemos voar, sonhar...
Chegar na Europa agora é fácil demais. As imagens ruins do passado? - Vamos deixar pra lá. Os tempos agora são outros. Só o LULA mesmo para transformar os aeroportos brasileiros numa verdadeira RODOVIÁRIA!!!
Gostei de ir ao shopping e ver a todos sem distinção de classe comprando e desfilando com seus celulares. Ainda bem que o governo reduziu os impostos para os computadores, os materiais de construção, etc...
Agora a Internet virou coisa de qualquer um. Isso pode sim!
Não que até o filho da manicure, o velho pedreiro, o amigo catador de papel agora navegam na net facilmente com os inforcentro gratuitos, com esse “NavegaPará”… Os estacionamentos estão quase que sem vagas. Com essa boa ideia do governo LULISTA de vender tudo a juro baixo e longo prazo. Não é que todo mundo tem carro; até a minha prima maricota!!!
Seria vergonha votar no SERRA, um homem que quer a qualquer custo frear o crescimento nacional, abandonando a classe média e a classe baixa brasileira.
Outro dia vir o Joaninha andando na moda. Isso, porque agora, qualquer um pode botar uma beca que anda por ai no corpo dos modelos.
Eita governo bom, pena que já estar acabando, tem até crédito oferecido pelo ele que facilita a vida dos pequenos empreendedores.
Maravilha ... Maravilha... Maravilha... Todas às vezes que vou ao banco vejo fila de idosos no caixa preferencial. Parece estarem mais felizes agora. De uma tamanha felicidade que até confundo com Office-boys.
O biodiesel e a agricultura familiar só LULA mesmo pra inovar.
Os projetos assistencialistas de Bolsa Família, Bolsa Trabalho, Bolsa Escola, Vale Gás, Fome Zero devolveu ao povo brasileiro um mundo de fantasia, quimerosa.
Não é que o PROUNI deu oportunidades nas universidades para muitos amigos meus que nunca imaginariam um dia poderem ter um certificado superior. Até os índios, agora, vira médico e advogado. É isso que é respeito… Agora os filhos dos ricos, que foram bem criados, bem alimentados, e estudaram em escolas particulares com suas pedagogias bancária, agora são obrigados e precisam conviver e competir com todos. A justiça estar sendo feita.
E o que dizer do projeto Luz para Todos. Os meus conterrâneos, agora, podem assistir TV até a hora que bem quiserem. Nem precisa dizer nada seu LULA… Só você mesmo para ter a coragem de fazer tudo isso.
Gostei demais do que o senhor fez facilitando a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria segundo pesquisa recente do IBGE). Nada de cobrar o de pagar aluguéis! Assim tá bem melhor!
A desvalorização do dólar foi uma das melhores iniciativas desse governo. Agora sim, qualquer pode comprar um tem MP15, celular, câmera digital, DVD, TV digitais, etc... como qualquer um agora pode visitar o exterior. Estou feliz... Vou votar na DILMA!
Vou votar na DILMA, porque não quero de volta as emoções fortes e as privatizações do governo de FHC.
Para mim um governo politicamente correto o de LULA deve continuar com a DILMA. E votar nela é somente pagando por tudo o que ele nos deu.
Eu odeio o capitalismo, por ser injusto, e por beneficiar os ricos.
Vou votar na DILMA. Ganhando ou não eu já estou feliz demais assim!.

UMA POESIA...

                 Airton Souza

     SEM TÍTULO

O poeta nasceu da confusão
da ausência de compostura
nas horas profanas.
Quem o gerou?
quem sabe foi o mundo
o mundo anárquico, em desordem
um mundo respirando iniquidade.


Tomando “liberdade” como que bebe
                [um copo d´água
escreveu poemas sentimentais
sem ter o mínimo de sutileza
proferiu palavras diversas
sem perder as regras gramaticais.


Veio ao mundo com pensamento romântico
abalado com a realidade
recriou o irreal
tornando a si mesmo lembranças.


 
Poema do livro inédito que estou escrevendo...

CONSURSO PÚBLICO

Já recebi diversas reclamações por estar aqui de vez em quando escancarando alguns problemas que acontecem nessa "TIGRE ÁSIATICA".. Mas sabe como é, são tantas coisas, que não dar para deixar passar em branco. E nesse caso ser omisso, ainda é muito mais dolorido. Sem falar que nós aqui de Marabá já somo omissos até demais com os fatos.
A minha reclamação dessa vez é a respeito do CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, que estava marcado para sair o Edital no dia 29 de outubro, com direito a materia no Jornal Correio do Tocantins e tudo, mais até agora nada.
Infelizmente não é a primeira vez que essa história se repete. Mas que ela já estar ficando chata, há isso tá.
Por enquanto é só mesmo desejar e esperar que uma nova data saia por aqui sendo divulgada e que relamente ele possa acontecer um dia.

ELEIÇÕES 2010

É amanhã as eleições, e disso tudo mundo sabe. O que nós nos ainda não sabemos é realmente em quem vamos votar. Pois, nunca uma eleição no Brasil teve tantos eleitores em dúvida. E agora estou a me perguntar, e se por acaso esses eleitores resolvessem voltar em branco ou nulo. Eu até sei que às vezes, isso poucas vezes, o voto é secreto. Mas cá entre nós, se tivessemos outras opções hei. Como isso seria bom demais.
Já que não tem jeito mesmo.  A nossa DEMOCRACIA é uma obrigatoriedade. O voto ainda não é facultativo como nos Estados Unidos. Agora é arregassar as mangas e confirma na sorte.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ENTREVISTA NA CÂMARA BRASILEIRA DE JOVENS ESCRITORES

Airton Souza de Oliveira




Quem eu sou...

Meu nome é Airton Souza de Oliveira, nasci em 23 de março de 1982, na cidade de Marabá (PA), sou filho de Maria Barbosa de Souza e Raimundo Gonçalves de Oliveira, ambos analfabetos, mas que com força de vontade fizeram-me homem decente, dando-me as oportunidades que eles não tiveram, que é a de estudar. Estudante de escola pública Marabaense, tive que aprender a recolher ao longo do tempo as migalhas que a vida ia me doando e que mais tarde serviriam com desejo e inspiração para transformar em arte poética. Hoje, sou acadêmico de História (Metropolitana) e de Letras (UFPA/Marabá), Professor da rede pública municipal, autor do Livro Incultações Noturnas, e de diversos outros trabalhos inéditos. Prefiro me caracterizar como um literato em formação contínua, pois, sempre que escrevo um poema, olho para trás, quer dizer, para os poemas passados, e percebo uma leve evolução na escrita. Pai de dois filhos maravilhosos - Airta Gabrielli e Leonardo Souza -, pretendo ser apenas exemplo para as suas vidas.


Interesse por literatura...

Quando tomei consciência do eu - mundo, já sabia o queria ser, Poeta e nada mais. Confesso que de início tive vergonha de assumir perante a sociedade em que eu convivia, esse desejo extremo de escrever. Mas mesmo assim, fui aos poucos produzindo os meus primeiros textos e guardando-os. Isso quando eu era ainda um menino de apenas 14 anos de idade. Já aos 18 anos, meus primeiros poemas ganhavam o mundo, através dos jornais de Marabá. A minha estreia literária foi há cerca de 10 anos com o poema “SEXTILHA DO NORDESTE”. Posso agora afirmar que as “LETRAS” e eu somos uma só matéria... inseparáveis. Já tentei diversas vezes deixar de lado esse desejo de escrever. Porém, quando menos espero, me pego por aí escrevendo. Acho às vezes que as letras estão encravando dentro de mim. Posso ir até mais além. Será se não sou um desses poetas aí reencarnado?

A poesia

Costumo dizer que não nasci poeta. Também não sei se foi a necessidade de ser um literato que me fiz escritor. Porém, ser um Poeta, para mim não era um sonho, mas sim, uma ambição. As poesias que escrevo em sua maioria estão relacionadas aos acontecimentos diários e apresentam em seu conteúdo mais ironia e humor, apresentando traços prosaicos e não poéticas.


Relação vida/obra

Como minha vida é a minha obra, a relação entre ambas só poderia ser de puro amor e dedicação com uma pitadinha de desobediência e ódio. Pois, vivencio todas as horas os poemas que escrevo. Assim também são todas as crônicas, todos os contos. Faço de mim os personagens, as letras, os versos, as folhas de caderno estão todos os escritos. Não escrevo somente por escrever.


Verdade ou fantasia – Vida ou Morte?

Na verdade não sei bem definir esses termos. Posso apenas afirmar que ambos empregados na arte literária geram um complexo de beleza inesgotável. Principalmente na arte poética. Onde a vida e a morte parecem caminhar de mãos dadas em caminhos tão distintos. Já a verdade e a fantasia não são mera coincidência nesse relacionamento de vida e morte.



Autores preferidos

Carlos Drummond de Andrade, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Olavo Bilac, Manuel Bandeira e, é claro, os nosso excelentes poetas paraenses.


A CBJE

A Câmara Brasileira de Jovens Escritores surgiu em minha vida como um desses anjos abrasadores em que Drummond fala em seus poemas. Foi realizando uma pesquisa a respeito de concursos e publicações de livros que descobri o site da CBJE na Internet. Curioso, fui logo tomando conhecimento do belo trabalho desenvolvido pela CBJE e gostei do que acabara de descobrir. A iniciativa tomada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores em valorizar os novos escritores, principalmente aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de verem suas obras publicadas é de extrema importância para a história da literatura brasileira. Já para os escritores é um passo importantíssimo para dar asas à imaginação e a valorização de seus escritos, que agora tem caminho certo.


Para quem está começando...

O que diria eu para os novos autores? Apesar de também ser um desses novos escritores, que surgiu buscando as escassas oportunidades, não digo, peço para que eles sonhem, assim como eu, lutem e busquem saciar as suas ambições. Mas, isso tem que ser todos os dias. Que busque sempre novas alternativas de expandir seus trabalhos literários. A CBJE é uma dessas novas alternativas a que eu me refiro. E que não se sinta incapaz que realizar. Realize.



Uma mensagem...

A memória infantil permuta-me,
pelas horas vagas e o outono pobre,
dispensa-me do bom e do bem,
a alegria invade-me,
e resisto ao seu furto.
[...]

Contato: airton.mar@bol.com.br
Blog: www.airtonsouzza.blogspot.com

acesse e leia na integra essa entrevista:
 
http://www.camarabrasileira.com/entrevista464.htm

O VALOR DA VIDA!!

Imagem do artigo O VALOR DA VIDA publicado no Jornal Gazeta de Carajás entre os dias 25 a 31 de outubro de 2010 em sua edição nº VI

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

COMENTÁRIO...

ESTOU ME DIVERTINDO PRA VALER TER QUE ESCREVER PARA O JORNAL GAZETA DE CARAJÁS TODAS AS SEMANAS. APESAR DE TER POUCO TEMPO PARA ISSO.
SÓ MESMO AGRADECER A DEUS PELAS OPORTUNIDADES E AO PESSOAL DO JORNAL GAZETA DE CARAJÁS TAMBÉM POR TUDO...
O BEM DA VERDADE É QUE NADA GANHO COM ISSO, MAS SÓ O PRAZER DE ESTAR SENDO LIDO POR MAIS DE 10 MIL PESSOAS TODAS AS SEMANAS NA CIDADE DE MARABÁ E REGIÃO, JÁ É UMA MARAVILHA, QUE PREÇO NENHUM PAGA.
O ARTIGO AI ABAIXO É O SEGUNDO DE MINHA AUTORIA QUE É PUBLICADO PELO JORNAL... MUITOS OUTROS VIRÃO!!!

JORNAL GAZETA DE CARAJÁS Edição nº VI

O VALOR DA VIDA!

  Por Airton Souza de Oliveira

Na última edição do jornal Gazeta de Carajás, no nº V dos dias 18 a 24 de outubro de 2010, li em suas primeiras palavras, do editorial, a seguinte pergunta: ATÉ QUANTO VALE UMA VIDA?
Por alguns minutos, tive que ler e reler o artigo publicado pelo Editorial do Jornal, para realmente ter um melhor compreendimento do texto. Não que ele estivesse com expressões difíceis, que necessitassem de um Aurélio, para acompanhar a leitura. É que perguntas como essas, tão complexas em seu contexto geral, tende a dar um ar de mistério na resposta final.
Porém, voltei com o assunto para propor e tentar entender quanto realmente vale uma vida. Mas para isso é preciso olhamos para o que vem acontecendo em nossa cidade.
A realidade nua e crua, estar sendo estampada nas primeiras páginas dos jornais marabaense, nos telejornais regionais no horário de meio dia ou mesmo ao vivo, como se nós estivesse em um teatro.
Para quem ainda não entendeu nada, estou me referindo à violência cotidiana, dos assaltos seguidos de homicídio, a quem a Lei chama de latrocínio, dos assassinatos diários por motivos fúteis, e muitos outros tipos de morte que acontecem por aqui.
Só em números estatísticos, em Marabá e região, morreu nos meses de Agosto e Setembro em média de 2,3 pessoas por dia. Um número de morte muito expressivo por sinal.
Mas afinal, quanto vale a vida para nós que temos que conviver diariamente com todos esses acontecimentos brutais?
Difícil responder essa pergunta. Porque a definição de valor a vida perpassa pelos valores moral e ético. E acima de tudo, o valor a vida gira em torno do desejo de viver. Ou seria melhor dizer, “sobreviver” em uma sociedade que tanto venera e adquire a violência.
Para os 33 mineradores chilenos que ficaram durante 69 dias presos na jazida de San José, no Chile, bem no deserto do atacama, em um local a mais de 600 metros de profundidade da superfície, a vida valeu um investimento de US$ 22 milhões por parte dos governantes. Já por parte dos mineradores que estiveram soterrados, a vida Valeu muito mais do que valores. Valeu à fé, organização, perseverança, a união...
O interessante nesse episódio histórico é o nome dado ao acampamento que ficava localizado nas proximidades da mina onde tudo tinha ocorrido: “ESPERANZA”. Traduzindo para o português: “ESPERANÇA”. E é nessa palavra que segue uma das repostas em relação ao valor da vida para nós marabaenses. Pois, a história da cidade de Marabá estar sendo manchada pelos episódios canibais de atos violentos.
Nesse jogo do valor a vida, a ESPERANÇA tem que trilhar caminhos em comum para quem deseja viver em um ambiente tão corrompido pelo alto valor da morte.
Para ir muito além da proposta do Editorial da Gazeta de Carajás, ar de combinarmos que o fato acorrido no Chile, com os mineradores, só se concretizou para uma realidade em que todos saíssem dessa com vida, por causa do próprio mundo que cobrou respostas positivas dos governantes.
Assim, vamos parar agora para refletirmos um pouco.
Nós marabaenses parece que estamos vivendo a mesma situação dos mineiros chilenos. Vendo a morte, mas com ânsia de viver. Acima de tudo, estamos necessitando de viver, assim como eles. Viver com humildade, união, perseverança, organização e apoio dos governantes. Sem ao menos dar uma ênfase maior a valores em questão do dinheiro.
O certo é saber que a “IDADE DA PEDRA LASCADA” já não existe mais. Onde os homens se matavam por nada.
Os tempos agora são outros. E a vida, cobra de nós valores altíssimos para continuar vivendo!


• Professor, Poeta e Escritor de Marabá

PRÊMIO LITERÁRIO... GÊNERO POESIA



O Portal Revista Literária, juntamente com o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e a  Scortecci Editora, estão organizando o I Concurso de Poesias Revista Literária – Edição 2010, para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes no Brasil. Inscrições até 30 de novembro de 2010. Prêmios: Publicação dos trabalhos em Antologia.
Para maiores informações visite o site abaixo.

fonte: http://www.concursosliterarios.com.br/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

POEMAS SELECIONADOS PELA CBJE...

Não é a primeira vez que meus poemas são selecionados pela Cârama Brasileira de Jovens Escritores, com sede no Rio de Janeiro, para compôr duas Antologias poéticas publicados pela Câmara.
Dessa vez, foram selecionados dois poemas de minha autoria para fazerem parte de duas Antologias Poéticas. que serão lançadas no mês de novembro de 2010.
No livro Antologia de Poetas  Brasileiros Contemporâneos, em seu vol. 71 o poema foi


 Réquiem duvidoso

       A Abilio Pacheco



É preciso obedecer ao poeta,
sabemos da necessidade de enterrar nossos mortos.
O tempo é surdo,
mas não cura saudades.
Não serão nós os mortos?
O cão atropelado,
não seria descuido nosso?
O jardim pisoteado, o gato baleado,
seria por acaso a falta de desvelo?
Ou são ilusões ópticas,
Captadas tristemente pelas retinas coloridas?
É preciso enterrar a vida agora,
o dorso humano não suporta mais,
o mundo problemático.
Que sentido tem a morte?
Os sentimentos são resquícios de qualquer fato.
É desnecessário viver,
é preciso morrer!


Já no livro OS MAIS BELOS TEXTOS DE NATAL o poema selecionado foi


NATAL EM FASES


Bate o sino calmamente,
apertando meu coração,
os sonhos voltam em revoadas,
de meninice esperando Papai Noel,
crendo nos ensinamentos diários,
a chaminé? - é ilusão óptica,
há vermelho em todas as cores,
brilham exaustivamente as estrelas.
A vida é esse sentimento impregnado
nas esperanças natalinas,
no céu, não são pássaros noturnos,
cruzando a lua cheia dissoluta,
são as renas conduzindo o amor fraternal,
que se espalha como as ramas da figueira,
nos lares carente dos sentidos do viver.
Bate o sino, abrem-se os sorrisos,
É natal... Nada de fome!
A noite é longa de felicidades.


Para a leitura dos poemas na site da Câmara Brasileira, acesse os links abaixo:

http://www.camarabrasileira.com/nt10-002.htm
 
http://www.camarabrasileira.com/apol71-005.htm
 
BOA LEITURA..

sábado, 23 de outubro de 2010

LEITURAS NA CBJE...

A Câmara Brasileira de Jovens Escritores, com sede no Rio de Janeiro mantém em seu site diversas oportunidade de expandir a LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. Entre essas oportunidades estar a seletiva mensal de poemas, crônicas e contos para a publicação nas Antologias que a CBJE, lança mensalmente.
Nesse sentido acabo de ser agraciado com a  ESTRELA PRATA, que indica que meus poemas estão entre os mais lido do SITE.
Para ler alguns acesse o nomes:

O POETA EM MIM

O VERDE, OS PÁSSAROS...

MITO

PENSAMENTO CRUEL

POEMA PARA MINHA MAMÃE

É a primeira vez desde quando decidir que seria poeta que arisco um poema para Maria Barbosa de Souza, a minha querida mamãe. Por tudo o que você fez por mim, essas palavras são a primeira parcela como forma de pagamento. Devo adiantar que você é o espelho reflentindo em tudo o busco ser.



à Maria Barbosa


(minha mamãe)


Quantos poemas compõem teu olhar materno?
Há em cada olhada,
uma estrofe poética.

Seus gestos?
São sonetos maravilhosos.

São fases inacabadas,
teu amor eterno.

Quem de nós dois foi o mais privilegiado?
Tu, por ser mãe?
Ou eu por ser filho.
Tuas carícias ainda aromatizam minha vida,
tuas palavras às vezes maltratam,
mas as do mundo não tem piedade,
assim como as tua.
Crueldade vai ser,
quando a vida por si só,
nos separar para a eternidade.

Esses beijos e abraços que me destes,
são gratuidades boas,
são lembranças perenes.



Marabá, Liberdade – 22 de Outubro, 2010

Do livro poético inédito que estou escrevendo...

70 ANOS DE UM REINADO

HOJE 70 ANOS DO REI PELÉ.
SEM PALAVRAS NESSE MOMENTO PARA UM DOS NOSSO DOIS REIS BRASILEIROS...
SOMENTE DIZER... OBRIGADO!!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HOJE EU TÔ QUE TÔ...

É verdade... Hoje eu tô que tô. Não é que esteja me achando não. Só estou cumprindo o meu papel como cidadão dessa cidade tão boa de se viver. ALiás, desculpem... SOBREVIVER.



Olha eu ai recebendo o meu prêmio no concurso II PROFESSOR POETA. Porém, devo confessar que esperava um pouco mais. Pois, a minha estória para entrar nesse concurso de poesia daria uma bela crônica. Isso é se eu resolvesse escrever até o ato final... O momento que chamamos de GRÂ-FINALI. Deixa prá... Outro dia escrevo para vocês... Deixa tudo passar!!!

CULTURA EM MOVIMENTO



Divulgado em primeira mão pelo Blog CULTURA EM MOVIMENTO o resultado do II Professor Poeta de Marabá.
Vergonha para os Jornais de Marabá que não tiveram a iniciativa de realizar essa tarefa. Vejo que a Poesia estar a cada dia mais perdendo os seus valores. Mas vou continuar insistindo. Porque ser POETA não era um sonho meu, Era uma AMBIÇÃO.
Pena que Jairon Barbosa do Blog já foi logo combrando a publicação da Antologia do Concurso. Posso até mesma adiantar para ele. Espere sentado ou deitado. Porque se chegar a acontecer vai demorar.

SELETIVA CBJE... AINDA DAR TEMPO PARTICIPAR...

A Câmara de Jovens Escritores de Brasil estar realizando a sua seletiva do mês de novembro para o lançamento de duas novas antologias no mercado mundial literário. O objetivo principal é reunir bons texto literários, entre poesias, cronicas e contos de escritores que não tem a oportunidade de ver os seus trabalhos publicados em obras para concretizar essa publicação de forma Antologia. Que nada mais é do que a publicação de obras de diversos autores em um livro apenas.



Dessa vez as oportunidades giram em torno das Antologias de Poetas Contemporâneos em seu vol. 71 e da Antologia Os Mais Belos Textos de Natal .



As inscrições estaram abertas até o último dia 31 de outubro, com o lançamento das Antologias previstos para o dia 10 de novembro.
Para participar basta acessar o site abaixo:

II PROFESSOR POETA

O poema que segue e de autoria da Professora Rosivan das Escolas Municipal Irmâ Theodora e Josineide da Silva Tavares. Premiado em terceiro lugar no concurso II PROFESSOR POETA de MARABÁ realizado pela Casa do Professor em parceiria com a Semed/ Marabá.


A ARTE DE ENSINAR
Eu estou aqui...
E estou em muitos lugares...
Eu canto, às vezes danço, e pulo também,
Eu dou risadas e choro de dor ou de amor.
De alegria também.
Eu brinco de ser
De faz de conta
Só pra melhor viver
Eu encanto,
Eu aumento meu encanto.
Eu aumento o teu encanto.
Eu construo e reconstruo, mudo de lugar
E volto a mudar.
Eu planto a semente do conhecimento
E todos os dias a rego do jeito que sei.
Eu a cultivo e conservo.
Para que essa árvore cresça e se espalhe,
Por outras vidas,
Eu estou aqui...
E estou em muitos lugares
E se não me encontrares, não te assuste.
Descanso um pouco para voltar,
Porque estou pensando,
Provavelmente criando.
Para amanhã continuar e voltar a semear.


DENÚNCIA PÚBLICA...



Uma cratera de mais de 3 metros de profundida com 2 de largura e fica localizado na Avenida Boa Esperança, na Liberdade, em frente a Escola Municipal Profº Darcy Ribeiro já estar completando cerca de 3 anos de idade. É... mas não vai haver festa não.



O certo era que esse problema fosse solucionado o mais rápido possível. Pois, o risco de acidentes é evidente e perigoso.
Lembrando que essas imagens feitas pelo post já foram até mesmo motivo de reportagem nos telejornais locais de Marabá.
Gostaria também de relatar aqui que essa escola onde essa cratera estar localizada foi reformada recentemente. Re-inaugurada no mês passado.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ROMEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM



A essas alturas, as pernas estavam cansadas. Engrenadas é verdade. Mas era preciso continuar. Um esfocinho a mais eu sei que iria gerar um mundo de satisfação. As orações e crenças continuavam a todo vapor. Olhei para frente, um mar de gente desconhecida. Suando, porém, cantando alegremente os versos para Maria de Nazaré. Olhei para trás, tive plenas convicções que não era eu o motivo da peregrinação. Olhei para os lados, diversos sentimentos escancarados na face dos peregrinos. Sem ter para onde olhar... Olhei para o meu relógio prata... Os seus ponteiros andavam mais apressados do que eu. Confesso... Eles não andavam, corriam calmamente.
Uma leve dor de cabeça, deu início a um incomodo estressante.
Precisava continuar caminhando. Ainda tinha forças para isso. 
Mas onde estaria o final disso tudo?
O início? - Há...Há, esse eu sei. Estava na promessa que paguei sem ao menos ter-la feito.
A... Tinha me esquecido de fala. É bem verdade que a promessa não era minha. Pois tenho medo de fazer elas. Aliás, não de fazer, mas de não conseguir pagar o devido preço a que elas carecem.
Não pude medir ao longo desse percurso a felicidade. Mas havia ali rumores desse fragílimo sentimento humano, que é medido por momentos.
De uma coisa eu tinha certeza. Logo logo tudo estaria acabando. Não que eu estivesse achando tudo aquilo um martírio. Até porque se fosse, era papel dele ser mesmo.
Só agora posso saber o que tanto me dava temor e uma dor de cabeça exagerada. Era o sol radiando no céu.
Mas o engraçado disso tudo. É que se estivesse chovendo eu estaria reclamando mais ainda.
Eu era um marinheiro de primeira viagem. Contudo, que me via, imaginava logo que se tratava de um romeiro veterano. Que tinha indo quem sabe até na peregrinação de Canidé.
Porém, já vou logo avisando. Que podem guarda a minha vaga para o ano que vem que eu vou novamente. Enquanto isso, só as imagens fotográficas para me lembrar disso tudo.
Até breve "CÍRIO DE NAZARÉ DE MARABÁ"

V JOGOS ABERTO DO PARÁ

Iniciará apartir de amanhã (21) e vai até o dia 24 de outubro do ano corrente o V Jogos Aberto do Estado do Pará. Os jogos acontecerão na cidade de Marabá na etapa que compreende o Sul/Sudeste dessa região. E predente reunir durante os jogos que será disputado diversas modalidades esportivas cerca de 1 200 atletas de ambos os sexos.
As modalidades esportivas do V Jogos Aberto do Pará serão de Voleibol, Handebol, Futsal, Basquete, Atletismo e Tênis de mesa.
um evento impar na região que prende mostrar o pontecial esportivo do interior paraense.

FUTEBOL ZICO 10

O ex-jogador Zico lança na próxima terça-feira (26), em Marabá, 16 escolinhas de futebol do seu projeto Zico 10, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Marabá. O eterno ídolo da torcida flamenguista e Seleção Brasileira também participa de um jogo, que acontece no Estádio Zinho Oliveira, com a participação de vários ex-jogadores que se destacaram no futebol brasileiro, como Cláudio Adão, Donizete (Pantera), Djair, Júnior Baiano, Nélio, Piá, Beto, Válber e Ailton.

 
A solenidade de lançamento das escolinhas está marcada para as 17 horas, no Ginásio Poliesportivo “Renato Veloso”, na Folha 16, Nova Marabá. O Galinho de Quintino, como Zico era carinhosamente chamado, acompanhado do prefeito Maurino Magalhães de Lima, vai entregar os kits de material esportivo para as escolinhas, que serão entregues aos alunos.

Entendendo a importância do projeto, que tem como prisma trabalhar a parte social, o prefeito Maurino Magalhães firmou parceria para implantar no município 15 escolinhas, que vão beneficiar 1.500 garotos na faixa etária de 10 a 15 anos. Também visando proporcionar melhor acesso ao projeto, o gestor implantou escolas do projeto em todos os núcleos da cidade, assim como na zona rural.

Fonte: http://www.maraba.pa.gov.br/zico-lanca-escolinhas-na-proxima-terca-em-maraba



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

JORNAL GAZETA DE CARAJÁS

       ANO: I                EDIÇÃO: V
EM DESTAQUE NA IMAGEM O ARTIGO: DÚVIDA ELEITORAL, DE AUTORIA DE AIRTON SOUZA DE OLIVEIRA, QUE FOI PUBLICADO NO DIA 18 A 24 DE OUTUBRO DE 2010 PELO JORNAL GAZETA DE CARAJÁS, NA PÁGINA 02 - OPINIÕES.


domingo, 17 de outubro de 2010

Concurso Professor Poeta II

O poema abaixo de autoria de Airton Souza, foi classificado em 12º lugar no concurso do Professor Poeta II que é organizado anualmente pela SEMED em parceria com a Casa do Professor de Marabá.


Do aluno sonhador... Ao Professor transformador


ATO PRIMEIRO

Do aluno sonhador...

Ocorreram-me lembranças perenes das reminiscências,
quando fizeram de mim um menino sonhador,
através dos gestos, olhares, giz, lousa, fala e ensinamentos,
compuseram-me como as sinfonias de Beethoven e os versos de Drummond,
e fui sonhando e sendo sonhos,
consumido por uma sarsa esperançosa,
de tudo o que a escola ia me doando,
de momentos de vivências com valores,
e me surgiram à adolescência e logo à juventude,
uma paixão de um amante abrasador,
tudo ali estava escrito – seria eu, poeta e professor.

ATO SEGUNDO

Ao professor transformador

Singro o rio que me foi imposto,
entre uma e outra hora vou saciando,
minha sede com a água dele,
dando remadas corretas na transformação,
ora ensinando... ora ouvindo,
o que a vida me doou como quimeras sonhadoras.
Se persigo o paraíso singrando o rio,
era o meu desejo ser lembrado na eternidade,
ensinando a escrita, o texto e o contexto,
na descoberta de um novo mundo- antes inocente.
Desenvolvo a educação estética na percepção de transformar o mundo,
no refinamento processual de paz e harmonia.
Ás vezes avisto o paraíso ao longe no sorriso dos educandos,
sendo como eu ontem, hoje e amanhã,
menino, adolescente, jovem e professor.

A CORDA..

CÍRIO 2010 - MARABÁ/PA..

Para fé não existe horas nem lugar... uma mutidão de pessoas de todas as regiões do Brasil acompanharam hoje pela manhã o 30º Círio de Marabá... As imagens falam por si só...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PANORAMA LITERÁRIA BRASILEIRA...




Durante o início desse mês de Outubro a Câmara Brasileira de Jovens Escritores fez um votação pela internet em todo o Brasil, para selecionar escritores entre poetas, crônistas e contistas para participar da Antologia Panorama Literária Brasileira. Os melhores poemas, contos e crônicas publicados pela editora durante o ano de 2010. A seleção resultou de um tota de mais de 53 000 textos participantes que estiveram escritos durante o ano corrente, das quais 2 400 foram publicados nas Antologias Poéticas da CBJE, Rio de Janeiro.
E entre os selecionados para a Antologia Panorama Literária Brasileira estar o Marabaense Airton Souza de Oliveira, poeta, escritor e professor. O poema selecionado para a Antologia foi MIGRAÇÃO que já foi publicado no Jornal Correio do Tocantis, na edição nº 2 066, no livro Poetas Brasileiros Contemporâneos publicado no mês de Junho de 2010 e ainda do livro inédio Caminhos Avessos que pertecem a trilogia poética "SOB UM OLHAR DE TRISTEZA" de Airton Souza de Marabá (PA). 

Para adquirir a Antologia Acesse o Link abaixo e em breve a leitura do poema on line na Antologia e no mesmo Link..

FELIZ DIA DOS PROFESSORES...

É COM IMENSO PRAZER QUE O POSTE DESEJA HOJE UM FELIZ DIA DOS PROFESSORES A TODOS EM QUALQUER PARTE DO MUNDO...
EM MARABÁ... OUVIR HOJE NO RÁDIO OS SINDICALISTAS COM OS SEUS DIREITOS RELAMANDO E PEDINDO PARA QUE OS PROFESSORES NÃO ADERIR A FESTA QUE SERÁ REALIZADA HOJE ÀS 19 HORAS NO FAN HOUSE, NA NOVA MARABÁ. ALEGANDO QUE " É UM CIRCO O QUE A SEMED ESTAR PROMOVENDO". ´
O POSTE PORÉM, PEDE E TORCE PARA QUE ESSA FESTA SEJA UM SUCESSO, PARA QUE TODOS OS PROFESSORES POSSAM APROVEITAR A NOITE...

ABILIO PACHECO...

Honorato, mestre




Já faz um tempo que tento calcular a quantidade de alunos para quem lecionei. Comecei a fazer umas listas, até, mas a tarefa se mostrou enfadonha e estou quase a concluir que não darem conta dela. Talvez apenas chegue a um número aproximado. Talvez, depois que concluísse ou atualizasse, tentasse saber onde cada um desses discentes estão, o que fazem... aí realmente seria bem complicado dar cabo da missão. Alguns sei onde andam, o que fazem, e (imagino!) o quanto pude fazer diferença no que fazem, positivamente ou mesmo negativamente.

Hoje, entretanto, senti a vontade de anotar, calcular a quantidade de professores que lecionaram para mim. De supetão, a tarefa se tornou mais fácil, por isso tentadora. É provável que eu emperrasse em algum nome. Lembrasse face e escola, mas escapasse-me o nome. Daí pensei em escolher um para homenagear  (...)

Para continuar a leitura acesse o link abaixo:

http://abiliopacheco.com.br/2010/10/14/honorato-mestre/                        * Professor, Escritor e Poeta.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

II PROFESSOR POETA...A HORA DA VERDADE...



É isso mesmo, estar chegando a hora da verdade. II Professor Poeta terá o seu resultado divulgado no dia 15 de Outubro de 2010, apartir das 19 horas, na Fan House. Era que estava previsto conforme regulamento, para acontecer no dia 14 de Outubro do ano corrente, mas devido o I Baile dos Anos 60 em comemoração ao Dia Nacional dos Professores, o II Professor Poeta foi adiando para o mesmo dia do Baile e acontecerá junto com o mesmo. Uma consagração e tanto para os 15 vencedores desse incentivo cultural da Cidade de Marabá, para os educadores. Que vença os melhores Professores Poetas!!!
Essa é uma promoção da Casa do Professor em nome da coordenadora Marinez Oliveira Sousa, da Semed em nome do Secretário Ney Calandrini e da Prefeitura Municipal de Marabá em nome do Prefeito Municipal Maurino Magualhães.

BAILE DOS ANOS 60




Com o objetivo de comemorar o dia Nacional dos PROFESSORES a Prefeitura Municipal de Marabá, juntamente com a Secretária de Educação do Município irá realizar no dia 15 de Outubro de 2010 o I Baile dos Anos 60. Uma festa que promete, pois o que se ver e o que se ouve por ai é que muitos Professores estão se preparando para esse Baile conforme pede o sentido, com trajes e tudo que se tem direito.
O I Baile dos Anos 60 acontecerá por volta das 19 horas na Fan House na Nova Marabá e a entrada será permitida somente mediante a convite distribuidos nas escola da rede pública de Marabá. Pois trata-se de uma festa para os Profissionais Educadores. Tudo indica que essa festa vai ser um sucesso... É torce e esperar para conferir.
Sem delongas, uma boa iniciativa, que não deve ficar somente no I, mas seguir enfrente sempre.

CRÔNICA ELEITORAL

CRÔNICA ELEITORAL

Estou em uma tremenda dúvida, se eu Dilmo, ou se eu Serro.
As dificuldades, (Historicamente falando) vivenciada pelo povo brasileiro nada condiz com a vida de ambos os candidatos presidenciáveis.
A pobreza para eles, só foi vista, ou quem sabe lida em páginas de livros, nos jornais, em revistas... Ou em números sociais, dessas pesquisas que apontam índices de pobreza no Brasil.
Seu eu Dilmo – é porque desejo continuar o progresso que perpassa o país nesse momento. É porque quero entrar para a história elegendo pela primeira vez uma mulher para a Presidência da República. É porque tenho medo do feijão aumentar, das privatizações ressuscitarem, do açúcar na vim para adoçar o meu café.
Porém, seu eu Dilmo – e seu o que era sonho se tornar pesadelo? Com essa política disfarçada de esquerda tão corrompida pelo capitalismo exacerbado, que prega em sua essência a humildade em números de comparações do passado.
O país não precisa mais disso – a fome que continua, tem pressa. A corrupção que escandaliza todos nós, que nos desmarcara, deixando cada brasileiro despido é maestria nos telejornais, como essas novelas ai de Silvio de Abreu.

E por acaso, se eu Serro?
Seu eu Serro – é porque quero mudanças radicais nessa política humilde sonhadora. Terei um político completo, da carreira ficha limpa. Que seguiu todos os seus sonhos em busca da felicidade com as suas ambições administradas corretamente. Terei de quebra um governo voltado para a saúde. Se eu quero isso, é porque quero menos violência, salários maiores, uma política sem corrupção, o que é pouco improvável.
Em contrapartida, se eu Serro – assino a minha carteirinha de capitalista, distribuindo sorrisos para a Globalização insuportável que mata e maltrata a massa populacional. Quero quem sabe, vender a educação, a saúde, o governo...
E agora? Sinceramente, não sei seu eu Dilmo ou se eu Serro.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ATENÇÃO...

De ante-mão peço desculpas por alguns erros publicados no texto PAGANDO A DÍVIDA, em que publiquei aqui nessa post. É que na pressa não tive tempo de ler, fui apenas escrevendo, mas hoje parei para ler e constatei diversos erros infantins por parte... corrigir alguns. O que eu gostaria mesmo era de ve-lo publicado em uma página de um jornal de Marabá, mas como não tenho panos nas mangas para isso, deixo-o aqui para meus poucos leitores e agradeço pelas leituras... Volte lá e releia, veja as modificações, deixe seu comentário...

O FESTIVAL...

Reclamando aqui a saudade do Certame Cultural de Poesia, Conto e Fotografia de Marabá, com o intuito apenas de divulgar a não mais realizações dessa atividade cultural de tão expressiva grandiosidade no município de Marabá, que foi quando de sua realização o Festival de Poesia, Conto e Fotografia que reunia as mais diversas artes de todos os cantos dessa cidade.
Porém, o que me fez retornar ao assunto foi o apoio recebido pelo BLOG CULTURA EM MOVIMENTO, de meu querido amigo Jairon Gomes e no BLOG CONTRAPONTO E REFLEXÃO do Professor que eu admiro tanto Ribamar Ribeiro Junior. Com um apoio desses só me resta torcer para que um dia volte a ser real o Certame Literário e de Imagem.

domingo, 10 de outubro de 2010

UM POEMA NESSA TARDE FRIA...

Esse poema escrito hoje (10) de outubro foi inspirado no Poema do Professor e Escritor Abilio Pacheco, lido em seu livro mosaico primevo- do poema Réquiem ao tempo presente. E oferecido especialmente para ele.


Réquiem duvidoso


                  a Abilio Pacheco

É preciso obedecer ao poeta,
sabemos da necessidade de enterrar nossos mortos.
O tempo é surdo,
mas não cura saudades.
Não serão nós os mortos?
O cão atropelado,
não seria descuido nosso?
O jardim pisoteado, o gato baleado,
seria por acaso a falta de desvelo?
Ou são ilusões ópticas,
Captadas tristemente pelas retinas coloridas?
É preciso enterrar a vida agora,
o dorso humano não suporta mais,
o mundo problemático.
Que sentido tem a morte?
Os sentimentos são resquícios de qualquer fato.
É desnecessário viver,
é preciso morrer!





sábado, 9 de outubro de 2010

SAUDADES DO FESTIVAL DE POESIA, CONTO E FOTOGRAFIA DE MARABÁ



Sabe que me deu hoje uma saudade do Festival de Poesia, Conto e Fotografia de Marabá. È por isso e outras coisas, que às vezes fico me perguntando. Que valor tem a verdadeira cultura hoje?
Esse certame que reunia em uma colotênea diversos Poetas, Contistas e Fotográfos da cidade marabaense. Onde, muitos desses nunca tiveram a oportunidade de um conhecer ao outro, de publicar seus trabalhos artistícos em livros. Mas as suas artes são bem eternizadas nas páginas das coletâneas que tiveram durante quatro anos consecutivos.
Se não estou engado, o último ano em que aconteceu o Festival foi em 2003. Acho que já estar mais que na hora voltar novamente a fazer parte do calendário cultural do município. Até porque nós já estamos bem mais crescidinhos agora, com Acadêmia de Letras e tudo mais...
Professor Melquíades Justiniano faça esse favorzinho para os artistas marabaense vai...

LITERATURA E POLÍTICA...

RECEBI ESSE TEXTO DO CARO AMIGO PROFESSOR ABILIO PACHECO... UM TEXTO EXPLÊNDIDO... AINDA PARTINDO DE QUEM NÃO ENCARA BEM A POLÍTICA... PARABÉNS PROFESSOR... BOA LEITURA AOS MEUS VISITANTES...




Marina, naturalmente

Marina da Silva não se pintou, nem foi pintada. Marina pintou: apareceu, surgiu. Natural e alternativa.

Respeito o pensamento de quem acha que a campanha de Marina não decolou ou de que foi um fracasso. Talvez não se tenha percebido que, ao contrário de muitos candidatos cônscio de não vencer (basta ver o resultado e as ‘coligações’ da eleição de 2002, 1998, 1994), Marina não se candidatou para ter uma votação expressiva a fim de estabelecer uma aliança (conluio?) no segundo turno e com isso apoiar alguém para garantir um ministério, muito menos se candidatou apenas com a finalidade de criar uma plataforma eleitoral para 2014.

Ela, militante, ecológica, esquerda rubra sem desbotos, tem um compromisso não só com os quase 20 milhões de cidadãos brasileiros que votaram nela, mas também com os outros que não votaram e independentemente de votação, tem compromisso, como foi citado, “com o grito da terra e dos pobres”. Duas coisas que não podem esperar. Muito menos esperar quatro anos. Como alguém comentou no site do Movimento Marina [www.movmarina.com.br], é necessário “incluir na pauta assuntos como sustentabilidade com desenvolvimento” responsável num país (acrescento aqui) cuja política tem sido (depois que Marina saiu do Ministério do Meio Ambiente) a de distribuição de licenças ambientais e de bolsas cujos valores ($$) terminam por voltar aos bolsos de quem tem o que vender.

Dizer que a votação expressiva de Marina se deu por uma estratégia do segundo colocado nas intenções de voto e nas eleições é, no mínimo, subestimar o pensamento crítico dos quase 20 milhões de brasileiros que votaram, não no Partido Verde, mas numa candidatura que levava uma proposta alternativa alicerçada em ideias de economia e ecologia plausíveis tanto para esta bilateralidade política quanto para os radicalismos tautológicos. Como ela mesma afirmou em seu pronunciamento no dia 03 de outubro (aliás, quando foi que vimos um terceiro colocado comemorar tanto?), sua candidatura e seu trabalho não acabaram com o término da apuração, pois representa uma audiência e uma voz, ora assumidos ou reafirmados.

Por tudo que disse nas eleições e tem dito depois, Marina não deixou que lhe pintassem “esse rosto que é só seu”. Ela, que já é bonita com a história Deus lhe deu, é certo que está mais longe de Serra que de Dilma, mas o problema é o quanto Dilma (ou as alas pseudo-esquerda do PT) está perto dos interesses capitalistas, das posturas adotadas por seus aliados, de uma já conhecida direita; basta ver as alianças.

Marina assinala “uma nova forma de fazer política”. Ao contrário do uso tradicional dos votos dados aos candidatos derrotados nas outras eleições, ela sabe usar esse capital eleitoral de forma mais política, para um debate de ideias e ideais, que politiqueira. Estávamos acostumados a ver no dia seguinte às eleições o terceiro, o quarto ou o quinto colocados de mãos dadas a um dos dois colocados no primeiro turno (em muitos estados brasileiros ainda é assim). Daí assistirmos a esse processo de loteamento político (de um ou de outro lado). Não é difícil imaginar que se Marina estivesse no segundo turno, Dilma e Serra no dia 04 de outubro estariam, em nome da governabilidade, posando de mãos dadas e erguidas.

Ao contrário desse e de outros eufemismos, não esperemos alguém que quer estar no poder a qualquer custo. Não esperemos o apoio em troca de cargos ou status. Esperemos alguém cujo apoio será dado ao candidato que assumir a inclusão de uma pauta exclusivamente a fim de ganhar votos e ser eleito, mas sim àquele que aceitar a pauta e a presença de pessoas que façam o compromisso assumido ser efetivamente cumprido. Caso contrário, os quase 20 milhões de brasileiros desejosos dessa pauta e devidamente representados, saberão agir.

Quem se habilita? Quem, de fato, cumprirá?

Abilio Pacheco, professor, escritor.



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA

Escolhido ontem (07) de outubro, o Escritor Peruano Mario Vargas Llosa para receber o maior prêmio da Literatura Mundial, em valores que chegam a  US$ 1,6 milhão.
No início, quando recebeu a notícia na cidade de Nova York onde é Professor em uma Universidade, disse não acreditar no que estava acontecendo, relatando ser trote.
Com 74 anos  Mario Vargas Llosa afirmou que vai continuar escrevendo até os últimos dias de sua vida. Tem traduções me mais de 30 idiomas e é apaixonado pelo escritor brasileiro Euclides da Cunha, de onde escreveu um de seus melhores livros, baseado na obra de Euclides, A GUERRA NO FIM DO MUNDO, do conflito de Canudos, na Bahia, que aconteceu ainda no período Regência Brasileiro.
Mario Vargas Llosa dedicou o prêmio aos Latinos Americanos.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PAGANDO A DÍVIDA

Como havia prometido hoje pela manhã, que eu relataria aqui um fato interessante que aconteceu comigo ontem, voltei para pagar a dívida(como sempre gosto de fazer, quem me conhece sabe disso).
Foi tudo muito simples, porém, cheio de significados para o meu ego e aos de meus queridos amigos que também exerce essa profissão.
Em uma conversa com um colega, eu comentava com ele que estava trabalhando como Professor de uma escola da rede pública do município.
E ele muito educado. Tem razão, não é que o rapaz é graduado em Pedagogia pela UFPA/Marabá.
O fato é, que para a minha própria infelicidade momentânea, falei para ele, que era a primeira vez que eu estava trabalhando como Professor e que já estava cansado de trabalhar em empresas privadas (também ponderas, dez anos não é para qualquer um. Ufa! haja paciência, dedicação e perseverança).
Falei mais ainda, que ser Professor, era um sonho que eu tinha. Não é a toa que Estudo em duas Universidades e muito além disso faço diversos cursos na área educacional.
Ele ? - me ouviu atentamente. Mas sem resistir, foi logo falando que ele nunca iria trabalhar na educação, o negócio dele era empresas privadas, relatando os prós e os contras dessas atividades.
Eu também com educação ouvi ele atentamente. 
O que me danou, foi passando alguns minuto o que o infeliz relatou para mim, "que os Professores iniciantes alimentam em seus sonhos profissionais a mudança do mundo, porque só eles simplismente para serem professores achando que pode mudar o mundo.
E eu calado, somente ouvido as suas palavras. Cabisbaixo, meio triste, me sentido um derrotado na vida, quando ouvindo aquelas "belas" palavras, sem reação. Logo eu que sou meio explosivo. Me contive.
Foram minutos se expressando muito bem, falando da profissão educacional. É claro que não muita coisas boas.
Eu meio que em duvida, não sei se a intenção do rapaz era me magoar.
Porém, fiquei analisando comigo mesmo por alguns segundos aquelas malditas palavras. De que a minha intenção inicial era mudar o  mundo, que todos nós quando começamos na profissão pensamos que somos totalmente capaz disso.
Contudo, ele esquecia de que segundo Sthephen Canitz "OS UNIVERSITÁRIOS EM SEU PRIMEIRO ANO DE FACULDADE IMAGINAM QUE PODEM MUDAR O MUNDO". Relatado em seu texto, " UM DEFINIÇÃO DE FELICIDADE".
É,  confesso fiquei meio que derrotado com todas aquelas palavras. Não tive saída, nem respostas, o jeito foi ouvir todo aquele depoimentos desmoralizante. Fiquei triste com o meu colega de conversa, pois sei que ele além de perder mais de cinco anos estudando todos os dias para concluir seu curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, também não acreditava mais no mundo. Penso eu que tudo o que ele ouviu em suas aulas na UFPA, entrou pelo seu ouvido esquerdo e saiu pelo direito. Penso mais ainda, ele deve ser um daqueles homens em que Platão relata no seu "Mito da Caverna", que vive vendo sombras, enquanto a realidade é apenas imagem numa parede. Chega, se não, falo mais e mais. Até desabafar... Como diria DRUMMOND  "VOMITAR ESSE TÉDIO..."
Sair de volta para minha casa. E chegando lá, corrir a pegar a minha mochila, que todos os santos dias levo para escola em que estou trabalhando temporariamente, somente para ver que aula teria no dia seguinte e em quais turmas iria trabalhar.
Fiquei feliz em saber que não posso mudar o mundo, mas pelos menos posso fazer a minha parte.
EU SOU UM PROFESSOR... ERA O MEU SONHO... ALÉM DAS MUITAS OUTRAS TAREFAS QUE DESEMPENHO AO LONGO DE UM DIA... DORMO SEIS HORAS POR DIAS, VEJO O MEU FILHO MENOS DE TRÊS HORAS POR DIAS, ASSIM TAMBÉM É A MINHA ESPOSA E POR FIM ESCREVO POESIAS... QUE JÁ NÃO É UM SONHO, MAS UMA AMBIÇÃO MINHA.

CASO TIÃO MIRANDA

Pelo domingo um caso lido em um blog muito me chamava atenção. É que o Ex-prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, eleito o Deputado Estadual mais votado em Marabá e um dos destaque nessa eleição paraense nas eleições 2010, estava preso por agresão, sendo portanto, enquadrado na Lei Maria da Penha.
 Porém, agora tudo não passou de uma mentira política... E agora, como isso vai fica?
Esse coisa de Política e Politicagem... Às vezes me estressa.

ADQUIRA OS LIVROS ABAIXO...

PARA ADQUIRIR OS LIVROS LIVROS ABAIXO. FAÇA UM DEPÓSITO NA CONTA POUPAÇA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

BANCO: CAIXA ECONÔMIA FEDERAL
NOME: LEONICE SOUZA FEITOSA
AGÊNCIA:  0683
CONTA:  013 00000443-6

DEPOIS ESCREVA PARA O E-MAIL ABAIXO CONFIRMANDO A SUA COMPRA E MANDANDO NOME E ENDEREÇO PARA QUE A OBRA SEJA ENVIADA.
airton.mar@bol.com.br


           ANTOLOGIA LITERÁRIA CIDADE VOL. V CUSTA R$ - 20,00 (REAIS)



ANTOLOGIA LITERÁRIA CIDADE VOL. VI CUSTA R$ - 10,00 (REAIS)



          INCULTAÇÕES NOTURNA (POESIAS)  CUSTA -  R$ - 10,00 (REAIS)

MAIS TARDE

Vou ter que voltar mais tarde para contar uma lorota que aconteceu comigo ontem. Vale à pena voltar para depois ler. Tudo isso é porque agora estou sem tempo de contar.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

VOLTEI POR NECESSIDADE...

Já ia deixar por hoje essa questão de postagem nessa página. Claro que era apenas por hoje, e amanhã eu voltaria. Porém, quando abrir o meu e-mail.( é que agora é tanta coisa com essa NET, é assim que os brothes chamam. Não, eu não sou um deles não, é que eu vejo às vezes eles falando essas coisas por ai. E nem tenho inveja não!!!). Como eu estava dizendo, já tinha dado o sair, na verdade clicado no sair, mas tive que retorna, abrir novamente a página com o LONGIN, mas, isso foi somente depois de ler e reler por várias vezes uma mensagem (é mensagem, pois se trata de e-mail, se fosse orkut, seria recado e se fosse aqui, comentário ou postagem), mas é mensagem, do meu querido amigo virtual Professor lá de Belém do Pará (fique claro isso, é apenas morador de lá, onde ele gosta e se denomina é marabaense) Abílio Pacheco. Foi uma mensagem repentina, com o conteúdo pequeno, uma linha apenas, mas com um significado imenso que não pode ser medido por qualquer fita métrica não. Para mim que eu diga, que sou ainda um literato em formação, ainda pequeno. Um espécie de aprendiz do cotidiano literário, que chego a dispensar as formas, as correções, faço é pronto, tá feito, depois só estabeleço o significado. Pois, já que não podemos definir a arte, principalmente a literária, cria-se pelo menos um significado para nomear ela.
Gostaria porém de colar e copiar (essas coisas que o computador saber fazer mas que nós humanos) a mesangem que recebi desse querido amigo que tive a oportunidade de ver-lo uma vez apenas e ainda por cima a um ano atrás e no escuro (isso na XI Feira do Livro de Marabá, no lançamento da Literária Cidade vol's I, II e II, a qual também tenho dois poemas no volume II). Então vai ai pra você julgar, ler e ver se realmente valeria à pena ou não eu ter voltado aqui para mostrar para vocês tudo isso.
Mas antes e para que você entenda porque eu recebir em mensagem do Professor Abilio Pacheco que é mestre pela UFPA em Letras, na área de Estudos Literários é preciso ler a primeira postagem desse mês de outubro que estar aqui no BLOG DO AIRTON SOUZA.



A mensagem é essa:

Airton,

Bom texto. Mais prosaico (sem pejorativo) que poético, como alguns poemas de Drummond.

SERRA PELADA

Já havia dito aqui mesmo que estou fazendo uma pesquisa sobre SERRA PELADA. É o meu TG  do Curso de Licenciatura Plena em História. Duas imagens de um dos meus garimpeiros entrevistados.
NOME: ADEMAR SALVADOR
IDADE: 70 ANOS
Chegou em SERRA PELADA no dia 2 de Março de 1980.

VALE A PENA VER... ISSO É HISTÓRIA

Na primeira imagem ladeado com Sebastião Rodrigues de Mouro - CÚRIO




Já na outra, ladeado com os seus Formigas Humanas.

CADÊ A FEIRA DO LIVRO DE MARABÁ



O difícil vai ser encontrar o culpado de verdade. Pois, o negócio é o seguinte, estava marcado para o fim do mês de setembro e início do mês de outubro a XII FEIRA DO LIVRO DE MARABÁ. Essa notícia foi divulgada pelo Jornal Marabaense Correio do Tocantins. Porém, tornar-se necessário esclarecer de ante-mão que o Jornal nada tem a ver com isso, pois ele fez apenas o seu papel social de informar. Agora, saber que é o culpado pela ainda não realização da Feira do Livro Marabaense é um mistério.
Seria então relevante cobrar pelo menos esclarecimentos. Se ainda vai ter ou não a feira, ou se deixaremos para o ano que vem...
Por enquanto a turma que gosta de novidades na arte de leitura, os ESCRITORES, principalmente os regionais vai ficar por ai, esperando algum TI..TI..TI.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DIA DO POETA...

PARABÉNS A TODOS OS POETAS EM TODO O MUNDO...
PARABÉNS AOS POETAS MARABAENSE..

ABAIXO PABLO NERUNDA... POETA CHILENO E EXPRESSÃO POÉTICA MUNDIAL

RECORD DE VOTAÇÃO BRASILEIRA...

Eleito com o mairo número de votos no Brasil o Candidato a Deputado Federal pelo PR, Francisco Everardo Oliveira Silva o Vulgo TIRIRICA, Chega ao Plenário Federal, mudando-se para Brasília por quatro anos por dois grandes motivos.
O primeiro é que podemos atribuir a sua verdadeira campanha. Pregando sempre a verdade, dizendo que não fará nada... Assim, como os outros candidatos.
A segunda é a insatisfação popular... com essa política descarada e demoralizada.
SEM FANTASIAS...ESSE É O NOVO DEPUTADO FEDERAL POR SÃO PAULO!!!



domingo, 3 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO NO GAM

A Exposição do artista baiano Irley Leal que ficara exposta na galeria do Gam até o dia 30 de outubro com entrada franca, resgata a identidade brasileira a partir de uma celebração de suas matrizes africanas, indígenas e européia, onde o artista utiliza a técnica de pintura “Hiper Realista” para retratar as fotografias de mulheres de diferentes nacionalidades tiradas pelo arte educador Dan Baron.

Jornalista: Ederson Oliveira

Fonte: http://gamemrede.wordpress.com/2010/09/24/a/


UM SONHO POPULAR



Chegou à hora de nos despedimos de um dos maiores movimentos histórico da política nacional brasileira. Digamos de um mito mundial, que sai pela porta da frente de cabeça erguida para entregar no dia 01 de Janeiro de 2011 a faixa presidencial ao novo eleito.

Quando eleito em outubro de 2002, Luiz Inácio Lula da Silva vencia o medo, renovando as esperanças de milhões de brasileiros. Porém, como expressar em palavras esse momento? Como retratar um fenômeno histórico, cujo mistério carregado de mérito não estar nem nos fatos nem nos feitos?

O primeiro paradigma da vitória de LULA quando eleito democraticamente em 2002, foi derrotar um fantasma que rondava a política brasileira há 38 anos, o Golpe Militar de 1964. Outro fato interessante, que LULA conseguiu aflorar, foi o grande avanço da DEMOCRACIA nacional. Que poucos anos antes ainda era sinônimo de MEDO.

No caso de LULA Presidente, os números são expressivos, os projetos alavancaram o desejo do campo imaginário, dos sonhos, das fantasias quimerosas. Também, tem razão, trata-se de uma revolução democraticamente histórica, que não pode ser vista apenas por se tratar de um ex-torneiro mecânico no poder. Pois, por vim da camada humilde, ele sabia dos desejos e necessidades de um povo que sofre todos os dias sem o pão de cada dia tão almejado pela pobreza brasileira. Talvez seja por isso que em sua primeira semana como presidenciável LULA multiplicou os sonhos brasileiros de ascensão social com o projeto FOME ZERO.

Contudo, no princípio da realidade existia um grande caminho a ser percorrido quando LULA assumiu a Presidência do BRASIL. Para ele e nós Brasileiros só restavam duas direções a ser seguido, a do FRACASSO ou da GLÓRIA. Como a trilha sonora de todas as campanhas de LULA foi “ SEM MEDO DE SER FELIZ”. Agora não restam dúvidas que o caminho percorrido por nós foi a perca do medo, é claro que com um desejo maior nos guiando rumo a FELICIDADE. Tudo indica que LULA fez sua parte, dando-nos ESPERANÇAS.

Sei que não há tempo e nem espaço para enumerar aqui as vitorias e as fracassos desses oito anos de LULA PRESIDENTE. Só me resta dizer que esse era UM SONHO POPULAR.

sábado, 2 de outubro de 2010

CBJE SELECIONADOS DOIS POETAS MARABAENSES...

Pela primeira vez na seletiva da Câmara Brasileira de Jovens Escritores com sede no Rio de Janeiro, foram selecionados dois POETAS da cidade de Marabá. Dois Poetas que atuam na educação Marabaense, contando que entre os quais eu sou um dos selecionados, com dois poemas de minha autoria, onde um será publicado no livro VERSOS VERDES e o outro na Antologia  Poetas Contemporâneos vol. 70. O outro POETA MARABAENSE selecionado foi o Professor Elielson Souza da Silva que também já foi selecionado em outras seletivas. Dessa vez a Antologia Poética de Poetas Conteporêneos em seu volume 70 contará com dois Marabaense.



Para ler os meus poemas selecionados em duas Antologias basta acessar os links abaixo:

http://www.camarabrasileira.com/apol70-047.htm

http://www.camarabrasileira.com/vv10-037.htm

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

BIBLIOTECA NACIONAL



Nesse mês de outubro de 2010, a BIBLIOTECA NACIONAL estará completando 200 anos no Brasil. Fundada em outubro de 1810, a BIBLIOTECA NACIONAL que está localizada no centro do Rio de Janeiro estará completando 100 anos nesse mesmo endereço, teve o seu início histórico conturbado aqui no Brasil e em Portugal antes de chegar aqui. Suas peças que hoje já somar cerce de 9 milhões, pouco antes de chegar na colônia Brasileira, foram esquecidas pela Coroa Portuguesa no Porto de Belém, em Lisboa. Na época eram apenas cerce de 40 mil livros que estava guardados em caixotes que somavam 317. Para chegar ao Brasil foram preciso três viagens de navios.
Como a história é longa... Devemos apenas finalizar com um Parabéns a ela, e lembrar que ela é nosso patrimômio maior, e que não foi dada de mãos beijadas não, o país teve que pagar para que ela permanessece por aqui para sempre.

BEM VINDO A OUTUBRO...

Saúdamos esse mês com uma triste notícia...A morte do operário de vulgo DEDE, que teve a vida ceifado no últime dia 31 (ontem) quando trabalhavam em uma construção no bairro liberdade, na av: Gaiapós. E como uma homenagem hoje, rabisquei uma poesia para o conforto de meu próprio coração. Pois, posso imaginar o quanto possa ser difícil a vida dos familiares desse rapaz que tinha apenas 31 anos de idade, e que saiu de casa para poder alimenta sua família e não mais retornou... Até porque o velório foi no ambiente onde ele morreu...

abaixo a poesia....



Operário fragmentando a labuta diária
espremendo a massa de um lado a outro
rebolando o objeto como que em dança
degustando o sol abaforido
não há tempo para reclamações
o cimento pode pedrejar
suor descendo salgado sem vitamina
o mundo segue aos seus pés
acima, o céu parece esperar calmamente
               [pela sua alma
abaixo, são outros homens
gabando-se da liberdade
rumando com sorrisos falsificados
a indústria capitalista os esperam
não como o céu, calmo
são compromissos de horas exatas
enquanto o arroz e o feijão esfria
mesmo estando em sombra a marmita
coração pulsando desassossegado
dúvidas em não saber a verdade
já se alimentaram os seus filhos?
é preciso continuar o trabalho
ainda vai demorar cair a tarde
a noite é sonho apenas
que ainda não pode ser sonhado por inteiro
sonha-se a prestações
é preciso continuar o trabalho
pausa para a rápida comilança
que desce friamente
rumando para o estômago
retorno breve para dar vida a construção
colher e prumo na mão
cavalete, maquita, enxada...
sobe a escada o operário
não ver o fio elétrico que o chama
chão o espera como a cama eterna
cai sem as batidas do coração
não retornará para casa vivo o operário
são lembranças vagas os seus sorrisos
gravados em imagens fotográficas para sempre.