Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

AMANHÃ



Amanhã é o VOLTA ÀS AULAS das Escola Municipais de Marabá. Chegou a hora de sacudir a poeira dos livros, pegar os cardenos, apontar os lápis, testar as canetas, passar o uniforme e caminhar sonolento para a escola. lembrando do Chaves (isso...isso..isso) e da Chiquinha (pois é... pois é..pois é..) e rever os amigos e ouvir os PROFESSORES.

HOJE NO 16º EDIÇÃO DO FECAM TEM







Hoje, na continuação do FECAM o evento contará a apresentação das 12 melhores músicas, na etapa que compreende como a finalíssima do Festival e também com o show do cantor e poeta carioca Oswaldo Montenegro.





RECADO DADO.. DIRETO DA UFPA/MARABÁ

       Melôdolixo
                                                                                                                                    
             Convidamos a toda comunidade local para participar do grupo de estudo de Música, que tem como proposta discutir as formas sustentáveis dos instrumentos musicais. Estaremos nos reunindo no dia 05/08/2011 ás 09:00 hs no Núcleo de Arte Educação no campus I, para discutir o artigo: “Motivação paraprender música na escola” de Miriam Suzana Pizzato da Universidade Federaldo Rio Grade do Sul (UFRGS) e analisar o documentário: Lixo Extraordinário de VickMuniz.  O texto já está na Xerox doRairi. Contamos com a sua presença.
     
Coordenador
Prof.Dr. Alexandre S. dos S. Filho

Bolsistas
Jaciara Silva
Jane Sousa
Jôyara Oliveira



sexta-feira, 29 de julho de 2011

AGENDA LITERÁRIA 2012




Publique poema, miniconto, reflexão filosófica ou outro texto literário breve
numa agendinha de bolso que ficará junto a você e ao seu leitor o ano todo



Características da publicação

A publicação terá o mínimo de 160 páginas, formato A6, miolo P&B, capa colorida plastificada ou fosca, acabamento lateral em espiral.
Ficha catalográfica e ISBN.
Tiragem mínima de 3 mil exemplares.

Possibilidades de participação

Você pode enviar poema, miniconto, reflexão filosófica ou outro texto literário breve para ser publicado em meia página ou três quartos de página


Informações e Participação AQUI

COMEÇA HOJE




Terá início hoje no espaço cultural da Toca do Manduquinha, na praça São Felix do Valois, o XVI FECAM - Festival da Canção de Marabá. O evento que é um dos maios festivais de música da Região Norte terá apresentação de 24 músicas que foram selecionadas entre as mais de 100 inscrições. A novidade desse ano gira em torno de dois grande shows da música popular brasileira. Um é o Show de abertura da Paraense Fafá de Belém e  o outro é o encerramento com o show nacional do cantor e poeta Oswaldo Montenegro.


A premiação do festival esse ano é mais R$ 37 mil, só para o grande campeão o valor é de R$ 16 mil. Então só nos resta torcer e prestigiar esse grandioso evento CULTURAL. Toncendo é claro para os interpretes  MARABAENSES.








quarta-feira, 27 de julho de 2011

CARTA DE REPÚDIO A VIOLÊNCIA






                                              Airton Souza

A que ponto chegou com a violência, nesse país repleto de mazelas e desigualdades sociais? Essa foi uma pergunta que permeou por algumas horas desse dia de hoje, ao me deparar com o Jornal Correio do Tocantins, do dia 26 de julho de 2011 (terça-feira), Edição nº 2 241.

A violência chegou ao ponto extremo. Uma extremidade sem controle. O exemplo disso foi o assassinato do jovem Marton Costa, no último dia 25 (segunda-feira) , quando da ocorrência de um assalto a um micro-ônibus que viajava de Marabá a São Domingos do Araguaia.

Marton Costa era um cidadão honesto, de bem, trabalhador, filho, casado, 35 anos, pai de família e acima de tudo um ser humano.

Trabalhei na mesma empresa, junto com Marton Costa cerca de 8 anos, tendo a mesma função que ele, supervisor, também viajando. Mas, assim como ele, creio eu, nunca pensava no pior durante as viagens. Eu sempre tinha certeza que voltaria para casa. Por isso, nunca beijava meu filho como se fosse à última vez, nunca abraçava e beijava minha esposa como se fosse à última vez. O que aconteceu com Marton Costa não pode ser considerado uma fatalidade, e sim, uma realidade vivenciada por cidadões que viajam Brasil a fora.

Nós por mais que tentamos, não vamos conseguir amenizar a dor de um pai e de uma mãe, que perdeu seu filho, de uma esposa, que perdeu seu marido, de filhos, agora órfãos, esperando o papai retornar de sua viagem, sem entender, que a viagem foi eterna.

Só hoje pude chorar a morte de um amigo. Uma morte injusta, por sinal. E tomei coragem, com os olhos ainda molhados para escrever essa carta, que não foi escrita para as autoridades policiais, e nem mesmo para nenhuma outra autoridade responsável pela segurança nesse Brasil demasiado. Foi escrita para os próprios cidadões que comentem barbáries a custa de nada. Essa carta é um pedido de PAZ a vocês que sempre pensam que nada tem a perder e estão por ai cometendo e promovendo violência. A vida tem um valor inestimável e pessoas amadas querem (sobre) viver.



terça-feira, 26 de julho de 2011

ANTES TINHA - HOJE NÃO TEM





A Feira do LIVRO de Marabá que antes tinha, hoje não tem, está completando dois anos que aconteceu no município. Mostrando o DESVALOR da cultura, a ADM municipal já passou da hora de mostrar trabalho em favor da CULTURA marabaense.








segunda-feira, 25 de julho de 2011

POEMA SELECIONADO PELA CBJE DO MARABAENSE OELTON MEDEIROS DOS SANTOS

O espólio do Mestre



Teu fardo é cruel, mal sabes,
Da penúria de todos os dias,
Carrega a sua cruz, louco.
Ministra, educa de modo eclético,
Na ebulição efervescente,
Do Mundo fugaz.

Ovário da sabedoria,
Sacerdócio pudico e pueril,
De um sonho Dédalo,
Fuligem do luzeiro.

Destes o cabedal?
Pra quem? Pra onde vai?
Assim nasce o sol,
Louco, legado da manhã.





Fonte: http://www.camarabrasileira.com/apol80-046.htm

HOJE, DIA NACIONAL DO ESCRITOR




Comemora-se HOJE segunda-feira (25) o Dia Nacional do Escritor. A data foi criada na década 60 pela União Brasileira de Escritores, que tinha como uma das lideranças Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiros de  todos os tempos.O poster vêm PARABENIZAR nesse dia todos os escritores do Brasil e principalmente os ESCRITORES Regionais. Só para citar alguns:

João Brasil Monteiro;

João Brasil Filho;

Ademir Braz;

Charles Trocate;

Valdinar Monteiro;

Abilio Pacheco;

Eliane Machado;

Jorge Luis Ribeiro;

Jorge Washington;

Xavier Santos;


Citando apenas alguns, porque a lista é longa. PARABÉNS todos os ESCRITORES que conduz a escrita como uma forma de manter a CULTURA e a LEITURA VIVA.




sábado, 23 de julho de 2011

SELETIVAS CBJE






Com as inscrições em andamento para a SELETIVA do mês de julho, A CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores, com sede no Rio de Janeiro, já contabiliza em apenas 11 dias de inscrições, mas de 2 240 inscritos. Os Livros Literários para essa seletiva são:

* Antologia de Poetas Contemporâneos Vol. 80

* Contos de Inverno

*Versos para Maria


Nessa seletiva dois POETAS Marabaense já tiveram suas obras selecionadas. Trata-se do Poeta AIRTON SOUZA, coma Poesia MEUS 80 e de OELTON MEDEIROS, com a Poesia O ESPÓLIO DO MESTRE.

Já está ON LINE no site da CBJE  para leitura o Poema do Fúncionario Público OELTON MEDEIROS.

Para acessa a LEITURA do Poema basta acessa AQUI





sexta-feira, 22 de julho de 2011

POÉTICA DAS ÁGUAS



Do Projeto POÉTICA DAS ÁGUAS, idealizado pelo Professor Drº Alexandre Santos (ALIXA), da Universidade Federal do Pará UFPa, Campus de Marabá.





Fonte: http://poeticadasaguas.blogspot.com/

ANTES NÃO TINHA, AGORA TEM!



Mentiras mascarada de VERDADE... Uma nova moda campanhal... Já pensou isso pega.. Ou já pegou?








quinta-feira, 21 de julho de 2011

VOCÊ SABIA?







Você sabia que a Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, criada em 2008 e com sede provisória na Fundação Casa da Cultura de Marabá, têm como Patrono o Escritor Paraense Inglês de Sousa, um dos fundadores do Realismo Brasileiro e também Imortal da Academia Brasileira de Letras, onde foi um dos fundadores.





Para saciar CURIOSIDADES!!









POESIA - CONCURSO LITERÁRIO






O Portal Revista Literária, com o apoio da Scortecci Editora e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, está organizando o II Concurso de Poesia Revista Literária – Edição 2011, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes ou não no Brasil.
O Concurso tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura. Nesta edição, contemplaremos o gênero POESIA. Com tema livre e inscrição gratuita.
O Portal Revista Literária escolherá uma Comissão Julgadora composta de 5 (cinco) membros de renomado prestígio literário, que fará a análise dos trabalhos e a solução dos casos omissos deste regulamento, se houver.
Inscrições
As Inscrições (gratuitas) poderão ser feitas durante o período de 20 de julho até 15 de setembro de 2011, somente pela internet através do Portal Concursos e Prêmios Literários.
O Autor poderá participar com somente 1 (uma) POESIA, inédita, em língua portuguesa, contendo obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo.




Informações AQUI





quarta-feira, 20 de julho de 2011

AOS 85 ANOS, JOÃO BRASIL LANÇA SEU 11º LIVRO




Por Ederson Oliveira




Exemplo de vida e de amor a literatura regional, este é João Brasil Monteiro que aos 85 anos de idade, lançou no último sábado 16 de julho na sede da Maçonaria na Marabá Pioneira, o seu 11º livro intitulado “A morte é, ou não a última palavra?”. Em 2009 através de projeto feito pelo Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá – GAM, o escritor foi reconhecido nacionalmente como Mestre da Cultura Popular Brasileira, através do projeto Ação Griô, que tem como objetivo repassar a tradição oral brasileira para as futuras gerações.
O coquetel de lançamento do livro reuniu escritores, poetas, artistas, intelectuais, familiares, autoridades e representantes religiosos, que prestigiaram a nova obra do escritor que pela primeira vez se aventura em uma literatura mais filosófica e introspectiva, abordando um tema que para muitos é visto como tabu.


“Um exemplo de cidadão que contribui há décadas com o resgate da memória regional, estimulando a cada dia com lançamento de novos livros, a nova safra de escritores marabaenses, mostrando que a idade não impede sua produção e dedicação ao seu trabalho” afirma o jovem escritor e poeta Airton de Marabá. “É um exemplo que deve ser seguido pela juventude atual, sendo sem dúvida um dos doutores do conhecimento popular da nossa região, contribuindo a cada dia com lançamentos de novas obras, que tem como principal objetivo resgatar fatos e histórias que fazem parte de nossas vidas”, afirma a professora Magda Alves.




De acordo com a presidente da Academia de Letras do Sul e Sudeste paraense Vânia Andrade, “Ter João Brasileiro como presidente de honra e um dos fundadores da academia na região, é um orgulho muito grande que a cada momento cresce devido ao seu empenho e dedicação em promover o livro e a leitura em nossa região”.



terça-feira, 19 de julho de 2011

CULTURA EM MOVIMENTO RACKEADO




Os leitores blogueiros da Região que acessar por esses dias o BLOG CULTURA EM MOVIMENTO (http://jairongomes.blogspot.com/), do Produtor Cultural e DJ JAIRON GOMES, terá uma triste surpresa, pois o mesmo foi RACKEADO, e teve com isso todas as suas postagens excluidas.

Há mais de dois anos ativado, o CULTURA EM MOVIMENTO é um Poster eclético e diversificado no que discerne a CULTURA da região Sul e Sudeste Paraense. Apresentando uma liguagem jornalística de fácil compreendimento, o POSTER era leitura diária "obrigatória" de muitas pessoas. Com uma extensa lista de POSTAGEM, o CULTURA EM MOVIMENTO vinha prestando um relevante serviço CULTURAL não só para MARABÁ, mas para todo o Estado Paraense. A prova disso é que as Postagens do Blog eram notícias para os Jornais da Região.

O CULTURA EM MOVIMENTO tinha diversos colaboradores, entre os quais merece destaque o Jornalista Ederson Oliveira, da Coluna PIRUCABA, do Correio do Tocantins.

Em contanto por telefone, o Produtor Cultural Jairon Gomes lamenta " não entendo como é que isso pode acontecer e porque aconteceu. Tive Blog, Twitter e outras redes sociais compromentidas pelos RACKERS." JAIRON GOMES ressaltou ainda que em breve estará de volta o CULTURA EM MOVIMENTO, pena que sem as postagens antigas.



Obs: Fica aqui o nosso apoio, torcida e carinho ao AMIGO Jairon Gomes. Pois a CULTURA NÃO PODE PARAR.










sábado, 16 de julho de 2011

É HOJE...




É hoje o LANÇAMENTO do 11º livro do escritor e Poeta JOÃO BRASIL MONTEIRO. A programanção é de um coquetel e de palestras que acontecerá na MAÇONARIA da Marabá-Pioneira, apartir das 19 horas.

O livro têm o título A MORTE, É OU NÃO A ÚLTIMA PALAVRA.  A imagem acima é facsímile da capa do LIVRO lançado hoje.

AINDA EM ABERTO




Inscrições para participação em Antologia encontram-se abertas para todos os ESCRITORES de nacionalidade brasileira. Os gêneros contemplados são: Poesia, Crônica e Conto. A publicação trata-se do livro NOSSA HISTÓRIA, NOSSOS AUTORES, da Editora paulista SCORTECCI, em comemoração aos 30 anos de HISTÓRIA da editora .

O lançamento da Antologia está previsto para a 22º Bienal Internacional do Livro, em São Paulo no ano de 2012, que acontecerá em AGOSTO no estande da SCORTECCI.








Informações AQUI

quarta-feira, 13 de julho de 2011

JOÃO BRASIL MONTEIRO LANÇA SEU 11º LIVRO







Por Ederson Oliveira / Jornalista

O Grande escritor e poeta João Brasil Monteiro, irá lançar no próximo sábado dia 16 de julho a partir das 19 horas na Maçonaria da Marabá Pioneira, o seu trabalho, o livro intitulado “A morte é, ou não a última palavra”. A nova obra de João Brasil pretende discutir o universo literário, mostrando que mesmo após a morte as palavras de muitos escritores ainda continuem tendo voz, mostrando assim a força e a importância do livro e da literatura para a sociedade.
O escritor é presidente de Honra da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará e membro efetivo da instituição, represento a mesma em diversos eventos culturais e literários pelo país. Dentre os livros publicados destacam-se: “Fique Por Dentro”; “Viagem ao Tocantins, Araguaia e Itacaiúnas”; “O Castanheiro”; “Marabá, Caminhos das Águas”, “Biografia do Mestre Barata”; “Mair-Aba, Coração de Mãe; “Pegadas de um Paraense”; Do Capotão ao Poliuretana; e “O Castanheiro”.



Fonte: CULTURA EM MOVIMENTO

segunda-feira, 11 de julho de 2011

NOVAS SELETIVAS



Já encontram-se abertas as novas inscrições para as SELETIVAS da CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores. As inscrições podem ser feitas pela INTERNET, e vão até o dia 31 de JULHO. Dessa vez serão comtempladas três ANTOLOGIAS para receber os trabalhos literários de todo o BRASIL. Entre os gênero, são dois livros de POESIAS e um de CONTO.


Acima a imagem da CAPA da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 80

Para informações acesse AQUI






quinta-feira, 7 de julho de 2011

DO BLOG DO DR. VALDINAR MONTEIRO DE SOUZA



Indico para leituras diárias o BLOG do Dr. Valdinar Monteiro de Souza, que além de ser Advogado, Poeta e Crônista é um exemplar raro de CIDADÃO.. Ainda bem que DIPLOMADO e tudo pela cidade de MARABÁ.

Para leitura do BLOG do Dr. Valdinar Monteiro de Souza basta acessar os LINK abaixo


Acesse AQUI

CBJE - SELETIVAS DE JUNHO/2011






Já estão disponíveis para LEITURA as obras selecionadas pela CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores, com sede no Rio de Janeiro, em referencial as seletivas do mês de JUNHO/2011, que contava com três inscrições em ABERTO, como divulgado aqui anteriomente.

Vale destacar entre os selecionados dois ESCRITORES MARABAENSE, Valdinar Monteiro de Souza, que é Advogado, Poeta, Contista e Crônista e Airton Souza, Professor e Poeta. Abaixo os links para leituras no SITE da CBJE.

Airton Souza


NASCENDO A MADRUGADA ...(Crônica)



Valdinar Monteiro de Souza






As obras selecionadas serão publicadas em três ANTOLOGIAS entre os gêneros Contos, Poeisas e Crônicas.




VEM AI A PRÓXIMA SELETIVA!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

RECADO DADO

UniversidadeFederal do Pará
Campus Universitário de Marabá
Núcleo de Arte Educação do Sul e do Sudeste do Pará





             Convidamos toda comunidade local para participar do grupo de estudo de Música, que tem comoproposta discutir as formas sustentáveis dos instrumentos musicais, dentreoutros. Estaremos nos reunindo no dia 08/07/2011 ás 09:00 hs no núcleo de Arte Educação do campus I, para discutir a princípio o artigo: “Educação Musical nas escolas de ensino fundamental e médio:considerando as vivencias musicais dos alunos e as tecnologias digitais” de Fernando Stanzione Galizia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 


 Contamos com a sua presença.






segunda-feira, 4 de julho de 2011

EM RESPOSTA A DR.VALDINAR MONTEIRO DE SOUZA


UM AMIGO DE VERDADE SE ENCONTRA POR AI

Por Airton Souza

O dorso contorceu todo, um tremelique agitou os pelos do corpo e os fez um arrepio arredio, as pupilas de um olhar curioso disfarçaram felicidades, porque uma voz de criança tentou atrapalhar-me a leitura que estava a fazer, “pai cadê à mãe?”. Respondi com gestos, das mãos apenas é claro! Com o dedo indicador da mão esquerda, respondi a pergunta que meu filho Leonardo Souza, 6 anos, acabará de fazer para mim ao acordar nessa tarde quente de verão marabaense. A pergunta estrondou o silêncio, confesso quase me deixou chateado, porque eu estava ali concentrado e com olhar vidrado no monitor do computador. A leitura que estava fazendo era de uma crônica, uma crônica sem pejorativismo, não qualquer crônica, era a crônica de um amigo que conheci pessoalmente dia desses, em uma parada de taxi-lotação aqui mesmo em Marabá.

Li e reli a crônica no blog do Poeta, Escritor, Cronista e Advogado Dr. Valdinar Monteiro de Souza, um titulo íntimo “A MENSAGEM DE UM AMIGO, e o relógio de meu computador marcava às 18hs e alguns segundos invisíveis. Agradecia a Deus por mais aquele dia, e por tudo o que têm me feito, agradeci pela aquela amizade. (aprendi isso com minha querida mamãe, às 6 horas da tarde é sagrada...), e tomei-me súbito, decidi que aquela felicidade deveria se expressada, colocada a limpo e exporto como um mero problema solutível e prazeroso, pois não é qualquer um que tem o seu nome em uma crônica, ainda mais de um talentoso cronista.

As lembranças do dia de nosso primeiro encontro não demoraram a vim fazer-me companhia, eu já tinha uma certa intimidade com aquele amigo, mas ele não me conhecia e não sabia dessa nossa intimidade, e mesmo assim a iniciativa da conversa foi tomada por ele. Fiquei feliz por isso, pois tive vergonha de puxar uma conversinha. E como eu iniciaria isso? Ainda bem que ele teve essa sensibilidade. Lembro-me muito bem “percebi que você gosta de ler”. Também tem razão daquela pergunta, eu carregava alguns livros naquele dia. Alguns entre aspas, porque era de fato um BEST SELLER, era o 1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado, de Laurentino Gomes, o mesmo autor de 1808, carregava ainda outros livros, e uma revista apenas, que foi talvez o motivo principal pelo nosso encontro primeiro, a FOCO Carajás, edição nº 19 de maio de 2011, onde estava lá na página 48 e 49 um artigo/crônica do meu amigo que como já disse conhecia muito bem sem ao menos ele me conhecer, CARUMBÉ E QUANTIMUNDÉ. Eu já tinha lido à crônica, faço isso sempre depois que compro a revista todos os meses.

Teria muitas coisas a dizer, mas não tenho muito intimidade nem com a crônica nem com o cronista, talvez falta-me o talento para o primeiro e oportunidade para o segundo. Porém, com o ego em alta tomei a iniciativa de responder com uma audácia FELIZ a crônica de meu querido amigo Valdinar Monteiro de Souza e dizer para ele que “UM AMIGO DE VERDADE SE ENCONTRA POR AI”.

A MENSAGEM DE UM AMIGO

POR VALDINAR MONTEIRO DE SOUZA


Desperto, cansado, pelo toque do celular. Domingo, 3 de julho de 2011, 8h51, manhã de mais um dia de luto para minha família: Amaro Neto, de 44 anos, irmão de dona Ana, minha falecida sogra, vítima de acidente automobilístico ocorrido dia 30 de junho, quinta-feira passada, em Paragominas, está sendo sepultado agora, em Conceição do Araguaia! É a Câmelha, minha mulher, quem me liga para avisar-me de que o sepultamento está sendo feito. Dor, muita dor!

Estou em casa só com meus filhos, Douglas, de 24 anos, Daniel, de 13, e Samuel, de 6. A Câmelha viajou para Conceição do Araguaia ainda na sexta-feira, e hoje, domingo, a empregada descansa, como recomenda a Constituição da República. Puxa vida, que dia triste! Antes, até pensara em convidar minha irmã Ednalva e meu cunhado Zeca, marido dela, para irmos à vila Consulta, Município de São João do Araguaia, visitar meu irmão Valdener, comer carne assada e tomar banho no Rio Taurizinho, como gostamos de fazer aos fins de semana. Não o fiz, contudo, por causa do luto.


Cansado, volto a dormir e só acordo depois das 10 horas da manhã. Os filhos, que despertaram bem antes de mim, estão ocupados (cada um à sua maneira): Douglas, com o notebook, navega na internet; Daniel assiste à tevê e Samuel joga no meu computador. Estou superdesanimado, triste e ainda cansado, pensando em preparar o almoço. Preparo o café e ligo para minha tia Maria do Carmo, a tia Neguinha, mulher do meu tio Hiram, em Xinguara. Depois, refletindo um pouco, resolvo cozinhar arroz, temperar feijão e dizer ao Douglas que vá comprar churrasco e refrigerante: está resolvido o problema do almoço!

Uma mensagem pelo celular me faz sacudir a tristeza e pensar em escrever essa crônica, meu gênero literário preferido. É que, às 12h22, o poeta e escritor marabaense Airton Souza enviou-me uma mensagem alegre, dando-me parabéns pela seleção de minhas obras (um soneto, um conto e uma crônica) para publicação em antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro. Airton, que também teve obras selecionadas, envia-me mensagem de parabéns, abraços de bom dia e comunica-me que publicou no seu blogue, http://airtonsouzza.blogspot.com/ (assim mesmo, com “z” duplicado), a notícia da seleção das obras.

Airton Souza, professor de História da rede municipal de ensino de Marabá, pessoa de fino trato, é um jovem de futuro promissor como poeta e escritor, ninguém tenha dúvida. Assim como eu, não é a primeira vez que teve outras obras selecionadas e publicadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, com repercussão nacional, como, contente e orgulhosamente, ele gosta de ressaltar. Orgulho-lhe, sem soberba, da sua amizade desinteresseira, Airton! Sua amizade, para mim, vale ouro, meu querido.


Para terminar de sacudir a tristeza, enquanto aguardo minha amada mulher chegar de Conceição do Araguaia, vim escrever esta crônica ouvindo o cedê Coisas Lá de Casa, de Edinho Nascimento, excelente presente que recebi recentemente do grande amigo Prof. Dr. Gutemberg Armando Diniz Guerra. Aliás, a quarta faixa desse cedê é a minha preferida, a lindíssima canção “Carta ao Gutemberg”, que foi feita pelo Edinho Nascimento especialmente para ele, Gutemberg, quando este cursava o doutorado em Paris, na França, sobre o que deverei em breve escrever outra crônica. Pois é. Foi assim que, graças a Deus, a despeito de tudo, ganhei o dia hoje. Como diz uma das minhas canções preferidas, “um amigo de verdade não se encontra por aí”. 


Fonte: BLOG DO DR.VALDINAR MONTEIRO DE SOUZA



  

sábado, 2 de julho de 2011

A PRIMEIRA VEZ





As seletivas da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, a CBJE, com sede no RIO DE JANEIRO finalizou no último dia 30 (quinta-feira), e dessa vez o destaque fica por conta da seleção de dois ESCRITORES MARABAENSE:


Valdinar Monteiro 

Airton Souza


Entre as mais de 4 660 inscrições, os ESCRITORES de Marabá tiveram ao todo 5 obras selecionadas entre Poesia, Crônica e Conto para a publicação em ANTOLOGIAS LITERÁRIAS, que ganham repercussão NACIONAL.


O advogado, crônista e escritor Valdinar Monteiro foi o pioneiro em relação a publicações na CBJE nessa região e juntamento com o Poeta Airton Souza vêm emcabeçando essa luta  em divulgar seus trabalhos e o potêncial literário que a cidade de MARABÁ possui.







DO CULTURA EM MOVIMENTO...

O referêncial BLOG  da cultura marabaense e região é o CULTURA EM MOVIMENTO, do produtor cultural JAIRON GOMES, que destaca essa semana uma reportagem já divulgada aqui e publicada no Jornal CORREIO DO TOCANTINS, na coluna PIRUCABA, do jornalista EDERSON OLIVEIRA.

Para leitura clik abaixo no slongam do Blog Cultura em Movimento.



POETA MARABAENSE É DESTAQUE EM PORTUGAL