Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

5 DE SETEMBRO DESFILE DAS ESCOLAS DO BAIRRO LIBERDADE






Será no próximo dia 05 de setembro, segunda-feira, o desfile das Escolas do Bairro Liberdade, na Avenida Paraíso, apartir das 8:00h.

ÚLTIMOS DIAS








Está chegando aos últimos dias para realizar as inscrições do III PROFESSOR POETA, um evento patrocinado pela PMM, com a organização do Casa do Professor de Marabá. O prazo final para as inscrições é o proximo dia 05 de setembro, e o tema desse ano é "A POESIA A SERVIÇO DO MEIO AMBIENTE". A novidade desse ano é que o certame vai premiar os 20 melhores poemas.

As inscrições podem serem feitas na Casa do Professor, localizado na Marabá-Pioneira, em horário comercial.

PARTICIPE!!!







CALAR BLOGUEIROS NÃO DÁ CERTO!








É isso mesmo! Calar Blogueiros não dá certo! chego a essa conclusão analisando algumas possibilidades e fatos. O grande exemplo da tentativa de amordaçar Blogueiros está publicado na Revista Marabaense FOCO CARAJÁS, em sua edição nº 18, do mês de abril de 2011, "A briga de TITÃS", um grande embate entre uma juíza (Danielle Cássia Silveira), e a Jornalista e Blogueira Ana Célia Pinheiro, do Blog A PERERECA DA VIZINHA, aqui mesmo no Pará.

O caso segue... E surgem novos... Aqui em Marabá, o Prefeito Municipal, Maurino Magalhães tenta na justiça calar cinco Blogueiros de uma vez só, tudo por uma simples postagem... Digamos uma imagem montada.

Acho que isso não dará muito certo. Blogueiro é  bicho esperto. Se o tentam calar, tampando-lhe a boca, os dedos ficam soltos para teclar. Se lhe amarram as mãos. Os olhos o ajudam a pedir socorro. Se lhe tampam o pensamento e o desejo de LIBERDADE, é porque já o querem lhe sepultar.

Os Blogueiros processados abaixo... Visitem seus Blogs para leituras:


















OBS: Espero não ser processado por essa postagem (pois, não tenho advogado, e nem grana para pagar um, e não dar para confiar muito em um com serviços grátis). Será que têm por ai aprovado algum Ato Institucional e nós não sabemor?
























quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA PÁTRIA EM MARABÁ










Para visualização e leitura ampliem a imagem clicando-a.



SEMANA DA PÁTRIA EM MARABÁ









Divulgada no Site da PMM, a programação alusiva da Semana da Pátria de Marabá terá início apartir do dia 30 (Terça-feira). A programação é vasta e abrange todo o município junto com as regiões circuvizinhas.








Informações acesse MARABÁ






1ºFESTIVAL DE COMIDAS TÍPICAS







Vem aí o 1º Festival de Comidas Típicas, que acontecerá no dia 27 (Sábado), na Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na Av. Boa Esperança, no bairro Liberdade. O evento terá início às 19 h, com os portões abertos ao público.







quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SERANATA, NESTA SEXTA-FEIRA(26), NO TAPÍRI, CAMPUS I








Acontece nesta sexta-feira (26), de agosto, a SERANATA, com uma vasta programação, entre mostra de documentário e Sarau poética Afrobrasileira. Vai ser no Tapíri, campus I, de Marabá.









Fonte imagem: CONTRAPONTO E REFLEXAO







domingo, 21 de agosto de 2011

PEDRO PEDROCA NA AMAZÔNIA








O livro infanto juvenil PEDRO PEDROCA NA AMAZÔNIA, da escritora e Presidente da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, Vânia Ribeiro de Andrade, foi lançado em Marabá, no Hall da Forúm, localizado no complexo Cidade Nova, no último dia 18/08 (quinta-feira).

A escritora Vânia Ribeiro é autora ainda do livro Marabá e suas Lendas. Graduada em Letras pela UFPA, campus de Marabá é paulista e reside em Marabá há mais de 30 anos. A escritora ocupa a cadeira nº 11 da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, tendo como patrona a Escritora Cecília Meirelles.




Fonte imagem: www.folhadopara.com





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ACADEMIA DE LETRAS DE SUL E SUDESTE PARAENSE










A Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, idealizada pelo escritor João Brasil Monteiro e fundada em 2008, criou no último dia 10 de agosto de 2011, a sua mais nova ferramenta tecnológica para divulgar os trabalhos realizados pela instituição. Trata-se do BLOG DA ALSSP, um poster que disponibilizará para os leitores ações e também curiosidades à respeito dos acadêmicos.

Para leitura do BLOG DA ALSSP acesse o link abaixo:























V JORNADA DE ATIVIDADES LÚDICAS





A V Jornada de  Atividades Lúdicas acontecerá no dia 29 de agosto de 2011, na UNIFESSPA, antiga UFPA, Campus I, de Marabá. O evento conta com uma vasta programação e terá início as 08h(manhã) e termínio ás 18h.

A V Jornada de Atividades Lúdicas tem como organizadores a turma de Pedagogia de 2011.









quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CADÊ A FAIXA DE PEDESTRE?







Hilariedade a parte, o trânsito de Marabá  é de tirar a paciência e de assustar qualquer cidadão. Que digam os pedestres das vias públicas marabaense. Duas imagens nos mostram um pouco do abandono que os cidadões (pedestres) têm que passar diariamente aqui na terra de Francisco Coelho e Carlos Gomes Leitão.

Em frente a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a antiga UFPA, no Campus I, figura uma placa indicando que a preferencial é dos pedestres, mas, o que é de interresse público e importante para ser respeitado, não está figurando, a faixa de pedestre que está ausente.

Por isso venho com esse poster pedir caridosamente que pinte a faixa por favor!









quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AMANHÃ







Reportagem especial amanhã (quinta-feira-18), no Correio do Tocantins, o CT, trará á tona a criação da mais nova Universidade Federal do Brasil, a UNIFESSPA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Entre as muitas questões abordadas, um traz a relexão à respeito do desconhecimento por parte dos Acadêmicos (isso em sua maioria) sobre os benefícios da criação da UNIFESSPA.








terça-feira, 16 de agosto de 2011

UFPA? - NÃO... AGORA UNIFESSPA!




Resultante de um desmembramento da Universidade Federal do Pará, a UNIFESSPA, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, foi criada hoje (16) por volta da 11hs, em Brasília, com a assinatura da Presidente Dilma Rousseff. 

A  sede da UNIFESSPA é a cidade de Marabá. Com esse passo dado, as perguntas são diversas, e a primeira é o que vai mundar na vida acadêmica?

Outra questão abordada aproveitando o assunto é a Criação do Estado de CARAJÁS. Pois a criação da UNIFESSPA, só vem consolidar a real situação do abandono da federeção paraense com o seu interior.





A FAIXA NÃO NOS PERTENCE MAIS






Com o trânsito da cidade de Marabá conturbado, as faixas de pedestre, que são quase contaveis, já não nos pertecem mais. O flagra da fotografia nos revela essa triste notícia. O desrespeito é total, e tende a piorar a situação. O jeito vai ser ariscar.











domingo, 14 de agosto de 2011

CULTURA EM MOVIMENTO VOLTOU









O blog CULTURA EM MOVIMENTO, do Produtor Cultural e Dj Jairon Gomes voltou a funcionar. A quase dois meses o Blog foi HACKEADO e  ficou fora do ar por um bom tempo.

O Blog CULTURA EM MOVIMENTO é um dos maiores da região Sul e Sudeste paraense, referencial em terno de Cultura virtual. Suas postagens contam a colaboração do Jornalista Ederson Oliveira, do CT da Coluna PIRUCABA, outra refência em Cultura regional.


Para leitura do blog acessa o link abaixo










sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O CASEBRE...














Este recinto ai na imagem, foi onde vivi a minha infância... foi lá ainda... que meus pais terminou de criar todos os seus filhos.  Quantas lembranças... A minha vivência nesse casebre humilde foi que me tornou esse homem que sou hoje...Cheio de vontade de viver...Há... e já ia me esquecendo.. muitos de meus poemas e crônicas foram resultados de minha longa estadia ai (18 anos)... Mas... prentendo um dia publicar um livro de minhas crônicas reunidas que foram escritas na imaginação desse ambiente.


Dou de presente para vocês meus leitores... esse poema abaixo... inspirado desse ambiente.




CASEBRE


Casebres retilíneos em formas
janelas e portas coloridas
amor e esperança acordados
ambos trocando olhares indecisos
quem agiria primeiro?
por instantes pareciam ressegarem
enquanto o coração humano pulsava
repleto de ressentimento.


Casebres curvilíneos em formas
paredes e telhados descoloridos
a dor e a saudade acordando
corrompendo o amor e a esperança
descurando os sonhos
tornando o coração humano pedras. 





FALANDO NISSO...








Já estão abertas desde último dia 10 (agosto), as seletivas mensais da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, a CBJE, com sede no Rio de Janeiro. As seletivas são refentes ao mês de agosto, e as inscrições estarão aberta até o dia 31.

Para publicações são três seletivas em aberto nas categorias Poemas e Contos.


Informações acesse AQUI






3º PRÊMIO LITERACIDADE








As inscrições ainda estão em aberto para o 3º Prêmio LiteraCidade e vão até o dia 20 de Setembro de 2011. Dessa vez o Prêmio LiteraCidade vêm com algumas modificações/ novidades. Divido em três categorias, o certame visa publicar um livro com os escritores selecionados.

Segundo os organizadores, os Professores Abilio Pacheco e Deurilene Sousa "Após o resultado positivo e a relativamente boa aceitação das duas primeiras edições, vimos novamente a público promover este prêmio com o intuito de incentivar novos talentos literários, valorizar produtores literários já existentes e trazer a lume para o público da Região Norte estes nomes, de modo a valorizar, incentivar e promover a leitura".


Informações acesse AQUI





quarta-feira, 10 de agosto de 2011

LITERATURA MARABAENSE NA CBJE






Estão ON LINE um poema e um conto do Poster Airton Souza no SITE da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, a CBJE, com sede no Rio de Janeiro. Tanto o poema, quanto o conto, são frutos das seletivas do mês de Agosto, que resultaram no lançamento de dois livros literários, o Livro dos Poetas Contemporâneos em seu vol. 80 e o livro de Contos de Inverno.

Para a leitura do poema e do conto acessar links abaixo:


MEUS 80


SOLIDÃO NA NOITE DE INVERNO




BOA LEITURA!!





terça-feira, 9 de agosto de 2011

O CAIR DAS HORAS






                                Foto: Airton Souza






UFPA DE MARABÁ PODE ENTRAR EM GREVE







Tudo indica que nos próximos dias a Universidade Federal do Pará, com dois Campus em Marabá, pode aderir a uma greve Nacional. Dessa vez, a classe grevita podem ser os Professores Universitários, já que os Técnicosque ficam resposanvéis pelas secretárias e pelo funcionamento das bibliotecas, já estão há mais de dois meses de greve.

As informações dão conta que a greve terá início no próximo dia 22. Na oportunidade, as aulas das turmas do ensino intervalar serão suspensas e aulas das turmas regulares previstas para iniciar nesse dia não iriam começar.

Prejuízo a vista para os Acadêmicos. É esperar para conferir!









segunda-feira, 8 de agosto de 2011

OFICINA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA EM MARABÁ










Por Jairon Gomes (DJ e Produtor Cultural)


Aprenda a Linguagem Cinematográfica com o cineasta paraense Vladimir Cunha




Projeto de capacitação audiovisual Curta em Circuito aposta em prata da casa em seu novo módulo pelos municípios de Parauapebas, Marabá, Santarém, Manaus e Belém

Mais um mês entra, e novo módulo do Curta em Circuito a caminho. Hora e vez das oficinas de Linguagem Cinematográfica, segunda de um total de sete que serão ministradas até o fim do ano. E quem começou a segunda temporada com Coletivo Garapa, direto de São Paulo, não poderia fazer por menos na etapa seguinte: senhoras e senhores, tapete vermelho para Vladimir Cunha, um dos principais expoentes da novíssima safra audiovisual paraense. Como é de praxe, Parauapebas, Marabá, Santarém, Manaus e, por fim, Belém – nesta, dentro da programação do Festival Eletronika – estão na rota.
Co-diretor dos documentários Brega S/A e As Filhas da Chiquita, não é de hoje que Vladimir flerta com o audiovisual, colecionando trabalhos com importantes nomes quais a apresentadora Regina Casé e o sociólogo Hermano Vianna, nos quais procurou destacar o acesso às ferramentas digitais e como estas acabam aumentando a quantidade de informação livre que circula por aí.





                                                           Divulgação

“Acho legal poder viajar pelo Pará com um projeto como esse. Principalmente, por ter contato com as pessoas que, mesmo distante dos grandes centros, têm interesse em trabalhar com a linguagem audiovisual. É bom que o cinema de ficção e o documentário possam começar a ser produzidos também fora das capitais. Cada região, cada cidade, tem muito a dizer sobre si mesma e seria interessante se isso pudesse ser feito pelas pessoas desses locais”, destaca Vladimir.

Sempre importante frisar, o Curta em Circuito só é possível graças ao patrocínio do Programa VIVO arte.move a nossos parceiros Cultura em Movimento (Marabá), Labirinto Cinema Clube (Parauapebas), Casa Brasil (Santarém) e Coletivo Difusão(Manaus). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do email: lygiacamara@bcbproducoes.com.br

MADE

IN PARÁ – Nascido no ano de 1975, na capital do Pará, Vladimir Cunha é figura respeitada país afora por conta de seu trabalho como jornalista e documentarista. Começou sua carreira colaborando em revistas como Bizz, Superinteressante, Herói, Sexy e, mais recentemente, Rolling Stone, Piaui e Billboard. Trabalhou também como diretor e roteirista no quadro Brasil Total, exibido aos domingos no Fantástico, de onde tirou experiência e confiança necessárias pra pensar em co-dirigir os documentários As Filhas da Chiquita, com Priscilla Brasil, e Brega S/A, com Gustavo Godinho. Seus últimos trabalhos no audiovisual foram dirigindo e roteirizando os programas Discoteca e Gordo Visita, ambos da MTV Brasil, e a série Brasileirão Petrobras, exibida na internet e na ESPN Brasil.


LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA – A linguagem cinematográfica diz respeito ao conjunto de planos, ângulos, movimentos de câmera e recursos de montagem e de som que compõem o universo de um filme: elementos peculiares ao cinema enquanto expressão, cuja manipulação garante a concretização da intenção do autor quanto à carga dramática, criação de atmosfera e efeito psicológico em sua película. A velocidade de corte de uma cena, seu ritmo de montagem, a escolha do enquadramento, entre tantos outros fatores, determinam como algo é contado ou representado.

SERVIÇO
Parauapebas  Data: 12, 13 e 14 de agosto
Local: CEUP - Centro Universitário de Parauapebas (Rua A - Cidade Nova)

Marabá  Data: 16, 17 e 18 de agosto
Local: Galeria de Arte Vitória Barros (Av. Itacaiuna, 1519, Novo Horizonte)

Santarém  Data: 20, 21 e 22 de agosto
Local: Casa Brasil (Av. Engenheiro Fernando Guilhon, 125 – Santarenzinho)

Manaus  Data: 24, 25, 26 de agosto
Local: Espaço Cultural Arte e Fato – Ponto de Cultura (Rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas - Zona Sul)

Belém  Data: 1, 2, 3 de setembro
Local: IAP – Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré)



Realização:



Patrocinio:






 






quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MEU COMPROMISSO EM DEZEMBRO




O meu compromisso em DEZEMBRO é com SIM pela nova federação de CARAJÁS e quem sabe pelo TAPAJÓS.









terça-feira, 2 de agosto de 2011

FOCO CARAJÁS EDIÇÃO Nº 6... DESABAFO



Artigo publicado na REVISTA FOCO CARAJÁS na edição nº6 de agosto de 2009, na página 52, traz à tona uma discursão à respeito da realização da COPA DO MUNDO FIFA 2014, que como todos nós já sabemos, vai ser no Brasil, não no Pará.

Assim, embarco aqui, creio que vou desapontar alguns amigos, mas, embarco aqui na imcapacidade de continuar sendo PARAENSE. Pois, não me basta somente força de vontade. Não me basta apenas ser a ESTRELA solitária da BANDEIRA Brasileira, atravessando a faixa de ORDEM E PROGESSO... Se o que vivo por aqui, nesse torrão, e DESORDEM SEM PROGRESSO.

SIM AO CARAJÁS!!!






segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O BLOG DO VENCENDOR DA 16º EDIÇÃO DO FECAM



Disponibilizando para o LEITORES do Blog do Airton Souza o endereço eletrônico do CANTADOR Clauber Martins o Grande vencedor da 16º edição do Festival da Canção de Marabá - FECAM 2011.





Acesse aqui CLAUBER MARTINS






OS NOSSOS SÃO OS MELHORES

                               por Ademir Braz


O cantador Clauber Martins, talento ancorado nesta terra de tantos talentos, foi o grande vencedor do XVI Festival da Canção de Marabá, concluído à noite do último domingo, 31 de julho. “Ventania” deu a Clauber quatro premiações: melhor canção, melhor canção marabaense, melhor letra e aclamação popular. Levou, ainda, mais de R$ 19 mil em premiações.
 
 
 
 
 
A canção “Barqueiro” ficou com a segunda colocação e deu à marabaense Nilva Burjack o título de melhor intérprete, e prêmio no valor de R$ 9 mil.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: QUARADOURO