Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2011

UMA ESCOLHA, MUITOS DESAFIOS




Há cerca de dois anos, fiz uma escolha. Não uma escolha qualquer, dessas, que nós fazemos corriqueiramente, entre vestir a camiseta, preta ou branca, entre comprar um sorvete de sabor morango ou abacaxi. Decidi ser PROFESSOR.
Contei tempos depois para um colega que eu era PROFESSOR. Assustado, me disse “PROFESSSOR! Mas você não é apenas mais um daqueles que sonha em mudar o mundo?”. Com um olhar fixo e surpreso, respondi que fazia a minha parte. Algum tempo depois, tomei nota, que a resposta certa não seria essa.
Passados dois anos dessa escolha, vos confesso. Não estou arrependido em nenhum minuto depois que passei a lecionar. Tá certo que o PROFESSOR já não é o mestre de outrora. O dono da verdade e do saber, como todos os entediam ser. Mas, para mim, ser PROFESSOR é ir mais além da mestria.
Antes de fazer essa escolha, nunca tinha passado pelo meu pensamento que um dia eu seria PROFESSOR. Já até me contaram que eu não tenho cara de PROFESSOR. Mas, deixa isso prá lá. Hoje, lembro-me perenemente de todos os meus PROFESSORES, ao longo desses mais de 20 anos de estudos. Todos vivem em minha memória de um jeito especial. Até mesmo a malvada Virgínia, da 2º série, lá do grupo Elinda Costa, que me fez fazer xixi na sala de aula, porque não deixou ir ao banheiro.
Mas, há algo que me incomoda nessa profissão. Algo, acredito eu, que deve incomodar os PROFESSORES de todos os cantos do mundo. A pergunta que meu colega fez, é o que mais me incomoda. O que tenho haver o com o MUDAR O MUNDO?
Responderia a todos os PROFESSORES, nós temos tudo a haver com o que discerne em MUDAR O MUNDO. Em todas as hipóteses, nós somos os responsáveis pelas mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas do mundo. A final de contas, quem forma os médicos, os políticos, os economistas, os artistas?
Tá na hora de todos os PROFESSORES acreditarem em si e em todos. Por mais que não possamos crer, MUNDAR O MUNDO está em nossas mãos.
Não ousam a me perguntar: MUDAR O MUNDO em qual sentido?
Eu diria em todos. O PROFESSOR, já não é mais só o PROFESSOR, hoje ele é o Pai, a Mãe, o conselheiro, o amigo, o tudo de seu aluno. Por isso, tá mais que na hora dos PROFESSORES pegares um na mão do outro, firme, em uma união consoladora, e dizer: NÓS VAMOS MUDAR O MUNDO.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário