Seguidores

sexta-feira, 30 de abril de 2010

VIVA LADUMA!

Muito além do que se possa imaginar, “LADUMA”, além do seu significado que é gol, nesses dois simples termos vigora definições ainda maiores para o continente africano que é refletido em todo o mundo. Para ser bem mais coeso, o termo LADUMA que está recentemente sendo utilizado em um quadro esportivo global para frisar acontecimentos do mundo africano em relação á Copa do Mundo deste ano, traz átona, problemas sociais que estão sendo vivenciados no mundo inteiro, que é o Preconceito Racial. Contudo, um dos principais responsáveis por isso foi á imensa invasão europeia ao continente africano que teve início no ano de 1487, isso quando o Navegador Português Bartolomeu Dias contornou o tão temido Cabo da Boa Esperança, localizado bem ao sul da África. Esse trecho estratégico dava acesso as Índias, que era o sonho Português alcançar.
Depois dessa primeira invasão a África nunca mais foi á mesma. Que mesmo sendo habitada por diversos grupos étnicos, passou a sofre diversas influências negativas, envolvendo o social e o cultural de todo um povo que por incrível que pareça formaram o berço da humanidade. E quando reflito sobre as palavras empregadas “por incrível que pareça” é uma mera admiração de como vive hoje um território que poderia ser o mais desenvolvido no mundo.
Da escravidão ao fim do ‘apartheid’ no ano de 1993 foi um doloroso caminho percorrido e manchado pelas mazelas sociais ainda hoje vivenciadas pelos africanos. Mais agora são fatos do passado.
É chegou á hora de mudarmos a nossas concepções á respeito dos africanos e apreendermos diversas lições de vida com eles. A oportunidade é única. Será apenas um mês de grandes ensinamentos, esperanças, sonhos, alegrias, amor, desejos e muitos outros sentimentos que estará empregado na face de cada um de nós, quando der por iniciada a Copa do Mundo da África. E que quando o termo NEGRO surgir em nossos pensamentos que nós não possamos associá-los a fatos dos passados, como escravos, e sim os pais da humanidade. Está lição eu já ensinei aqui em casa para o LEONARDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário