Seguidores

sábado, 3 de julho de 2010

A SERRA PELADA... UM MOMENTO HISTÓRICO....



Acho melhor mesmo eu confessar uma coisa... Entrei confiante, de alma, cabeça e coração nesse projeto chamado de TG (Trabalho de Conclusão) do meu curso de Licenciatura em História. Selecionei os escassos materiais disponíveis, em livro, revistas e internet e dei assim por iniciada á alguns meses atrás a minha saga producional. Li e reli alguns dos materiais... Mas confesso que não estava compreendendo nada... Calma. Nada por um lado... O meu ponto de avaliação é de um contexto Histórico na descoberta e no trabalho desenvolvido dentro do Garimpo de Serra Pelada durante a extração aurífera... Mas o que a pesquisa tenta a qualquer custo me guiar é para um lado Político... Até que compreendo essa necessidade... É a política que determina todos os fatos recorrentes e históricos na formação de uma nação... A minha labuta diária é que eu não venha a cair nessa armadilha que é a política... Ainda mais por que ele é uma política do passado. Digamos que de 30 anos atrás, mas que ainda se encontra viva... Na Serra Pelada mais que um sonho em “BAMBURAR”, mas que o desejo de encontrar pepitas de ouro, entre outros fatores sociais, houve o movimento político ditando as normas e pregando para milhares de homens sonhadores “UMA TALVEZ VERDADE”... Pena que não via ser eu... Por enquanto que vai buscar as respostas reais para o que se sucedeu e o que gerou todas essas mazelas sociais existentes e persistentes até hoje em Serra Pelada... Não tenho panos nas mangas (por enquanto não!) para isso tudo. É que esse dilema confuso em momento Histórico e Política nos dar fadiga e preocupações... Mas me comprometo agora em trabalhar em prol da verdade... Isso nos fatos Históricos que fique bem claro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário