Seguidores

quarta-feira, 20 de julho de 2011

AOS 85 ANOS, JOÃO BRASIL LANÇA SEU 11º LIVRO




Por Ederson Oliveira




Exemplo de vida e de amor a literatura regional, este é João Brasil Monteiro que aos 85 anos de idade, lançou no último sábado 16 de julho na sede da Maçonaria na Marabá Pioneira, o seu 11º livro intitulado “A morte é, ou não a última palavra?”. Em 2009 através de projeto feito pelo Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá – GAM, o escritor foi reconhecido nacionalmente como Mestre da Cultura Popular Brasileira, através do projeto Ação Griô, que tem como objetivo repassar a tradição oral brasileira para as futuras gerações.
O coquetel de lançamento do livro reuniu escritores, poetas, artistas, intelectuais, familiares, autoridades e representantes religiosos, que prestigiaram a nova obra do escritor que pela primeira vez se aventura em uma literatura mais filosófica e introspectiva, abordando um tema que para muitos é visto como tabu.


“Um exemplo de cidadão que contribui há décadas com o resgate da memória regional, estimulando a cada dia com lançamento de novos livros, a nova safra de escritores marabaenses, mostrando que a idade não impede sua produção e dedicação ao seu trabalho” afirma o jovem escritor e poeta Airton de Marabá. “É um exemplo que deve ser seguido pela juventude atual, sendo sem dúvida um dos doutores do conhecimento popular da nossa região, contribuindo a cada dia com lançamentos de novas obras, que tem como principal objetivo resgatar fatos e histórias que fazem parte de nossas vidas”, afirma a professora Magda Alves.




De acordo com a presidente da Academia de Letras do Sul e Sudeste paraense Vânia Andrade, “Ter João Brasileiro como presidente de honra e um dos fundadores da academia na região, é um orgulho muito grande que a cada momento cresce devido ao seu empenho e dedicação em promover o livro e a leitura em nossa região”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário