Seguidores

domingo, 17 de outubro de 2010

Concurso Professor Poeta II

O poema abaixo de autoria de Airton Souza, foi classificado em 12º lugar no concurso do Professor Poeta II que é organizado anualmente pela SEMED em parceria com a Casa do Professor de Marabá.


Do aluno sonhador... Ao Professor transformador


ATO PRIMEIRO

Do aluno sonhador...

Ocorreram-me lembranças perenes das reminiscências,
quando fizeram de mim um menino sonhador,
através dos gestos, olhares, giz, lousa, fala e ensinamentos,
compuseram-me como as sinfonias de Beethoven e os versos de Drummond,
e fui sonhando e sendo sonhos,
consumido por uma sarsa esperançosa,
de tudo o que a escola ia me doando,
de momentos de vivências com valores,
e me surgiram à adolescência e logo à juventude,
uma paixão de um amante abrasador,
tudo ali estava escrito – seria eu, poeta e professor.

ATO SEGUNDO

Ao professor transformador

Singro o rio que me foi imposto,
entre uma e outra hora vou saciando,
minha sede com a água dele,
dando remadas corretas na transformação,
ora ensinando... ora ouvindo,
o que a vida me doou como quimeras sonhadoras.
Se persigo o paraíso singrando o rio,
era o meu desejo ser lembrado na eternidade,
ensinando a escrita, o texto e o contexto,
na descoberta de um novo mundo- antes inocente.
Desenvolvo a educação estética na percepção de transformar o mundo,
no refinamento processual de paz e harmonia.
Ás vezes avisto o paraíso ao longe no sorriso dos educandos,
sendo como eu ontem, hoje e amanhã,
menino, adolescente, jovem e professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário